São Paulo, quarta-feira, 17 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Judoca se submeteu a cirurgias

DA REPORTAGEM LOCAL

A judoca Edinanci Fernandes da Silva, 19, nasceu com um problema genético que fez com que ela apresentasse características dos dois sexos (intersexualidade).
Edinanci tinha testículos e desenvolvimento anômalo do clitóris. Além disso, apresentava quantidade de hormônios masculinos (testosterona) acima do normal.
Orientada pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô) e sob a supervisão do médico Eduardo de Rose, membro da comissão médica do COI, a atleta estava fazendo tratamento de feminilidade desde fevereiro do ano passado.
No último dia 30 de abril, Edinanci se submeteu, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, a uma cirurgia para retirada dos testículos (orquiectomia) e reconstrução do clitóris (clitoridectomia). A cirurgia foi feita pelo médico urologista Walter Koff, 56.
O objetivo era diminuir a quantidade de hormônios masculinos no corpo da atleta e permitir que ela fosse aprovada nos testes do COI (Comitê Olímpico Internacional).
Em entrevista à Folha, logo após a divulgação das operações, o médico Eduardo de Rose afirmou que Edinanci seria aprovada no teste de feminilidade.
Mas o médico Walter Koff admitiu que o exame genético da judoca deveria acusar característica genética masculina.

Texto Anterior: Comitê decide sexo de Edinanci até sexta
Próximo Texto: Israel protesta contra uso do nome Palestina; Atleta diz ter achado barata na Vila Olímpica; Estão vendidos mais de 8 milhões de ingressos; Grupo francês queixa de segregação sexual
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.