São Paulo, quinta-feira, 18 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

César Maia manda PM para Olimpíada

MARCOS AUGUSTO GONÇALVES
ENVIADO ESPECIAL A ATLANTA

Não se pode acusar o prefeito carioca, César Maia (PFL), de ser um homem desprevenido.
Com oito anos de antecedência, ele enviou para Atlanta o capitão da Polícia Militar Marcos Antonio Amaro, com a missão, segundo o oficial, de "estudar o esquema de segurança da Olimpíada, com vistas a 2004" -ano em que o Rio pretende abrigar os Jogos.
Amaro, que faz parte do grupo de segurança do prefeito, começou no dia 6 um estágio de um mês na polícia de Atlanta, beneficiado por um convênio entre as prefeituras das duas cidades.
"No começo, eles estranharam um pouco, mas expliquei a intenção e estou sendo muito bem tratado", disse o capitão sobre seus colegas norte-americanos.
Amaro cumpre diariamente uma rotina de estudos e acompanhamento das ações da polícia local, integrada ao esquema geral de segurança dos Jogos.
As comparações
Há 15 anos na PM do Rio, ele se entusiasma ao comentar as diferenças entre a polícia norte-americana e a do Brasil.
A primeira delas parece simples, mas não é: "Nos Estados Unidos a lei funciona", diz.
"Eles impõem a lei seja para quem jogue uma pedra numa vidraça, seja para quem cometa um crime mais grave".
O capitão também realça as diferenças dos recursos disponíveis, da copiadora no escritório ao armamento.
"A comparação, em termos de equipamento, é uma brincadeira. Eles têm tudo. Cada policial aqui ganha seu próprio carro, que ele leva para casa e é usado também no trabalho."
Seu próximo passo será acompanhar treinamentos de ação em situações semelhantes às da Olimpíada e visitar uma agência do FBI, onde trabalham dois agentes especializados em segurança de grandes eventos.
Ontem, Amaro teve um dia de folga. Circulou pela Vila Olímpica e assistiu a um ensaio da cerimônia de abertura da Olimpíada, com um ingresso de cortesia oferecido pelo seu departamento de Atlanta.

Texto Anterior: Boate fecha à meia-noite
Próximo Texto: Sávio faz gol como titular
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.