São Paulo, quinta-feira, 18 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Delegação crê na 'aprovação' de Edinanci

DO NP; DOS ENVIADOS ESPECIAIS A ATLANTA; COM REPORTAGEM LOCAL

A novela sobre o sexo da judoca peso-pesado Edinanci Fernandes Silva, 19, acaba hoje.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulga pela manhã o resultado do exame de cromossomos, que permite estabelecer sua feminilidade.
Na terça, a atleta esteve no hospital da Vila Olímpica para coleta de mucosa da boca -material que serve para a análise.
O teste de feminilidade é obrigatório para todas as mulheres que participam da Olimpíada -com exceção, obviamente, de quem já o realizou em edições anteriores.
Esse é o caso, no judô, de Rosicléia Campos, 26, que compete na categoria médio e esteve nos Jogos de Barcelona, em 1992.
Também se submeteram ao teste Danielle Zangrando (leve), 16, Andréa Berti (ligeiro), 23, e Cristhiane Parmigiano (meio-médio), 16.
Euforia
O técnico da equipe brasileira, Geraldo Bernardes, disse ontem que o clima na delegação é de otimismo. "Fizemos todo um trabalho com ela, inclusive uma cirurgia, por acreditarmos que não haveria motivo para reprovação."
Bernardes afirmou não ter recebido informação extra-oficial sobre o teste -o brasileiro Eduardo de Rose é membro da comissão médica do Comitê Olímpico Internacional e teria adiantado o resultado. "Estamos aqui na expectativa, mas muito confiantes."
Procurado pela Folha ontem, o médico não foi encontrado. O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, também afirmou desconhecer a comunicação extra-oficial.
Diferentes versões
Um dos motivos da confiança do técnico e da delegação foi um boato que circulou, na noite de terça, em Atlanta: o "Jornal Nacional", da TV Globo, teria adiantado que o teste foi positivo. Atletas e dirigentes, então, teriam comemorado.
Na realidade, um sinal de positivo de Edinanci, ao responder uma pergunta do repórter sobre como foi o teste, causou a confusão.
Ainda na noite de ontem, Bernardes acreditava que a notícia teria sido mesmo divulgada -ele mencionou a inexistente confirmação do "Jornal Nacional" como uma das razões do otimismo da delegação.
Judocas que estão na concentração negaram à Folha a realização de qualquer "festa". Alguns deles teriam encomendado pizzas, mas sem qualquer intenção comemorativa.
Hoje, às 15h, será realizado o sorteio das chaves. O resultado do teste terá de ser divulgado, necessariamente, antes disso. Será um dia para Edinanci não esquecer.

Com a Reportagem Local

Texto Anterior: Chiamulera estabelece recorde sul-americano em barreiras
Próximo Texto: Judoca foi operada para poder disputar os Jogos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.