São Paulo, quinta-feira, 18 de julho de 1996
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Temporada marca a atuação do stylist no país

EVA JOORY
DA REPORTAGEM LOCAL

Esta temporada marca a atuação de um profissional de moda cujas atividades também já chegam ao Brasil. É o stylist, termo sem tradução, diferente de estilista.
Na engrenagem da moda, o stylist presta assistência ao estilista ou à marca para criar o look desejado, nas passarelas ou nos editoriais de revistas.
No desfile da Grendene, que trouxe a top model alemã Claudia Schiffer, semana passada, seis profissionais de moda criaram looks para usar com as sandálias Melissa na passarela.
No MorumbiFashion Brasil, cinco marcas têm um stylist no seu staff: Patachou, Huis Clos, Reciclagem, Beneducci e Ellus.
O inglês Andrew Dosvnmu, 29, está no Brasil para trabalhar na Patachou. Dosvnmu, que mora em Nova York e trabalha para as revistas "The Face", "I-D", "Uomo Vogue" e "Paper", já fez styling para estilistas como Martin Margiela, Lamine Kouyaté (da marca Xuly Bet).
Para ele, é importante criar uma sensação: "Um stylist edita um desfile desde os cabelos até a maquiagem. Ele é responsável por criar looks que dêem uma sensação de modernidade", diz.
O editor de moda da revista "Vogue", Giovanni Frasson, 30, faz Beneducci e Ellus. "Os desfiles viraram um grande show. O que falta é uma nova leitura das roupas, que precisam aparecer. Isso só acontece com a edição."
Para Dosvnmu, "o estilista fica tão apegado a suas criações que não consegue ver o que é bom".
A modelo Lara Gerin, 24, que por três semanas assistiu a stylist Cathy Kasterine em NY, acredita que, para criar um look, "é preciso adaptar seus conhecimentos ao produto. Não adianta copiar".
"O stylist tem que estar atento não ao que está acontecendo, mas ao que vai acontecer na moda", afirma Carlos Emílio, 31, há oito anos em Nova York. Ele faz styling para a Huis Clos.

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