São Paulo, sexta-feira, 19 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo comprará gel vaginal

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério da Saúde deverá comprar, a partir de 1997, gel vaginal com germicidas para distribuir às mulheres como forma de prevenção ao contágio do vírus HIV.
No mês que vem, chegam ao Brasil professores da Universidade da Califórnia (EUA) que desenvolverão em conjunto com o Ministério da Saúde estudo para comprovar a eficácia do uso de germicidas como inibidores do contágio em mulheres brasileiras.
O gel vaginal impede que as mulheres contraiam o vírus HIV porque um de seus ingredientes (os agentes químicos) destrói o vírus que causa a Aids.
Segundo a coordenadora do Programa Nacional de DST-Aids, Lair Guerra de Macedo, é preciso que o gel seja testado -e aprovado- em mulheres brasileiras para que o governo realize a compra.
"Há diferenças culturais de um país para outro que inviabilizam a adoção de produtos como o gel vaginal sem que seja feito teste local. Seria imprudência nossa comprar sem saber se as mulheres brasileiras vão se adaptar ao gel", disse.
Lair Macedo afirmou ontem que o uso do gel vaginal como prevenção à Aids foi um dos assuntos mais debatidos na conferência de Vancouver (Canadá).

Texto Anterior: SP deixa de usar 96% de verba para Aids
Próximo Texto: Secretário da Saúde admite falta de remédios no PAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.