São Paulo, sexta-feira, 19 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Herbert Vianna grava segundo disco solo em dois dias

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DE PARIS

Aproveitando uma brecha na agenda, enquanto o disco novo dos Paralamas do Sucesso estava sendo mixado em Los Angeles, em maio, o guitarrista Herbert Vianna resolveu fazer um disco solo.
Bastaram dois dias trancado em um estúdio com um produtor e um co-produtor para que o CD ficasse pronto.
"Deu a louca e resolvi matar o tempo", explica Herbert.
O disco, que ainda não tem título definido -provavelmente se chamará "Uns Dias"-, é uma experiência acústica produzida por Jerry Napier, conhecido pelos trabalhos com Neil Young, Phil Spector e Brian Wilson (Beach Boys).
Para realçar o espírito acústico, no estúdio de Napier foram usadas apenas "velharias", como microfones valvulados.
Nenhuma música tem bateria. E os baixos aparecem apenas em duas canções, como na inédita "A Palavra Certa".
Herbert tocou sozinho em todas as 11 composições. Na maior parte das músicas os instrumentos utilizados foram violão de 12 cordas e bandolim -e um ou outro piano.
A releitura de "A Pólvora", dos Paralamas, foi feita com um violão e seis bandolins.
Duas músicas do disco são em inglês e uma em espanhol: a inédita "Round and Round" e versões de "Annie", de Ronnie Lane, e de "Por Siete Vidas", de Fito Paez.
Há também uma composição instrumental, "Tweety" -que fazia parte da trilha do filme "Lá e Cá", de Sandra Kogut. Há outras três canções inéditas.
O resto são regravações, como "Speed Racer", gravada por Fernanda Abreu. Do repertório dos Paralamas, Herbert pescou "Dos Margaritas" e "Uns Dias".
Não é a primeira experiência solo de Herbert. Em 1992, ele lançou "Ê Batumaré", que não pode ser considerado um sucesso de vendas -25 mil cópias.
O disco foi lançado em uma época de retração do mercado fonográfico e quando o rock brasileiro não estava muito popular. A situação hoje é bem diferente. O último CD dos Paralamas vendeu mais de 800 mil cópias.
O novo CD dos Paralamas, "Nove Luas", chega às lojas na próxima semana, mas o de Herbert ainda não tem data de lançamento.

Texto Anterior: BLUE NOTES
Próximo Texto: Bandas dançam com o público em Paris
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.