São Paulo, sexta-feira, 19 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editora inova com concurso

EVA JOORY
DA REPORTAGEM LOCAL

Para chegar à capa final do novo livro de Paulo Coelho, a editora Objetiva promoveu uma concorrência inédita.
Chamou cinco ilustradores e designers gráficos para criar a capa do livro "O Monte Cinco".
Mas o vencedor foi o diretor de arte Rodrigo de la Mare, da agência responsável pela campanha, a Salles/DMB & B. Ele entrou no concurso na última hora.
Os outros concorrentes eram Luciana Mello, Verônica Dórey, Patricia Chueke e o escritório gráfico Tira Linhas.
Todos receberam as mesmas diretrizes para o briefing. A capa deveria ter como ilustração um monte coberto por névoa, um fundo escuro e o título do livro por cima.
A idéia da concorrência partiu de um compromisso da editora em inovar.
Para um dos donos da editora Objetiva, Alfredo Gonçalves, "cada palavra é perigosa numa hora dessas. Às vezes as pessoas ousam mais e contrariam o briefing. O resultado às vezes funciona. Foi o caso de Rodrigo".
O investimento custou cerca de R$ 20 mil. "O custo de uma capa normal varia entre R$ 1.000 e 2.000.
Como esse era o primeiro livro do Paulo Coelho lançado por nós, queríamos inovar. Uma capa exige criatividade. É um desafio para todo designer."

Texto Anterior: Paulo Coelho escreve sobre 'os fatos inevitáveis da vida'
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.