São Paulo, sábado, 20 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hospital constata 56 casos de hepatite C entre doentes renais

Pacientes continuarão a fazer tratamento no local

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Testes realizados em 320 pacientes submetidos à hemodiálise no Hospital Português de Recife (PE) constataram a presença do vírus da hepatite C em 56 deles.
Segundo a gerente do serviço de nefrologia e hemodiálise do hospital, Tatiana Marques, nenhum dos contaminados apresenta ainda sinais da doença. A hepatite C provoca problemas no fígado e pode levar até dois anos para se manifestar. Segundo Tatiana, os portadores do vírus continuarão a fazer o tratamento de filtragem do sangue no local, mas em alas separadas dos demais pacientes.
O Hospital Português é particular, mas o serviço de hemodiálise é conveniado ao SUS (Sistema Único de Saúde).
Os diretores do IDR (Instituto de Doenças Renais), Bráulio Coelho e Antonio Bezerra, são sócios minoritários do setor. Os dois estão sendo processados pela morte de 52 ex-pacientes da clínica de Caruaru. Eles afirmam ser inocentes.
O secretário de Saúde do Estado, Jarbas Barbosa, disse que o número de doentes renais portadores do vírus da hepatite C no Hospital Português "não é alarmante".
Segundo ele, o percentual encontrado, de 17,5%, "é inferior à média de 20% a 30% relatada em estudos feitos sobre o assunto por outros hospitais do país".
"A situação está sob controle", afirma também Tatiana Marques. Ela nega que a contaminação tenha ocorrido no hospital e diz que o serviço segue as normas de segurança. "Os testes servem, sim, de alerta para que o Ministério da Saúde normatize o mais rápido possível as novas regras para a hemodiálise no país", disse Tatiana.

Texto Anterior: Entidades pedem que MP faça Estado pagar coquetel anti-Aids
Próximo Texto: Família pede R$ 1,5 mi à Souza Cruz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.