São Paulo, domingo, 21 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OAB vai pedir prestação de contas antecipada a candidatos

Conselho Federal também sugere realização de debates

FÁBIO SANCHEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

A Ordem dos Advogados do Brasil vai pedir a todos os candidatos às eleições municipais neste ano que revelem, antes da eleição, quem são os seus contribuintes e com quanto em dinheiro eles contribuíram para suas campanhas.
A iniciativa é do Conselho Federal da OAB, que está recomendando às suas 800 subseções que cobrem essa prestação de contas antecipada dos políticos. O Conselho também recomendará a realização de debates eleitorais.
"A idéia é atenuar a corrupção e a influência do poder econômico que envolve as eleições", diz Ernando Uchoa Lima, presidente nacional da OAB.
Legislação
Pela legislação em vigor, os candidatos têm de divulgar suas prestações de contas vinte dias após as eleições.
"Essa é uma legislação muito conivente com as atitudes eleitoreiras que temos visto no país", diz Márcio Thomaz Bastos, ex-presidente da OAB. Ele participou de uma teleconferência promovida para lançar a campanha.
Para Uchoa Lima, "o eleitor tem o direito de saber quais são os compromissos que o seu candidato assume com o poder econômico durante a campanha eleitoral". A melhor maneira de exercer esse direito, acredita, seria ter acesso antecipado às contas dos candidatos.
O presidente da OAB acha que a adesão dos políticos a essa campanha será pequena, mas acredita que ela beneficiará os candidatos que divulgarem suas contas: "Aqueles que não podem divulgar quem os financiou ficam automaticamente sob suspeição".

Texto Anterior: Publicitário diz que não fará "milagre"
Próximo Texto: Serra e Pitta voltam a se acusar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.