São Paulo, domingo, 21 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Infarto e derrame lideram morte

IGOR GIELOW
DE LONDRES

Problemas circulatórios, como infartos e derrames, são a principal causa de mortes no Reino Unido e custam US$ 750 milhões por ano a empresas pela perda de funcionários e pagamento de pensões.
A estimativa é do Departamento de Saúde, órgão equivalente ao ministério brasileiro na área.
Aproximadamente 45% das 625 mil mortes no país no ano passado ocorreram devido a esse tipo de problema. A incidência é maior nas mulheres (46,6%), e especialmente na faixa etária acima de 80 anos (50% para ambos os sexos).
O câncer segue em 2º lugar. Foi responsável por 28% do total de homens mortos em 95 e por 24,6% do total de mulheres mortas. Sua forma mais comum, como causa de morte, é o de pulmão.
Essa variedade, associada principalmente ao fumo (quase 30% dos britânicos fumam), atinge uma taxa de 90 casos entre 100 mil homens e 40 casos entre grupos de 100 mil mulheres no país. A incidência entre homens vem caindo desde 71, enquanto vem subindo entre as mulheres.
As mortes violentas somam 3,5% do total de mortes no país. Mas, entre homens de 15 a 39 anos, são responsáveis por 52% do total. Para mulheres na mesma faixa etária, chegam a 29%.
As doenças associadas ao cigarro, incluindo cânceres, são responsáveis por um sexto de todas as mortes no Reino Unido. As doenças infecciosas, em especial a Aids, correspondem a 0,5% do total de mortes até agora.

Texto Anterior: Vícios urbanos fazem coração matar mais
Próximo Texto: Professor infarta com reprovação de alunos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.