São Paulo, domingo, 21 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desenho da asa da borboleta regula temperatura e tem função sexual

JOSÉ REIS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os desenhos que as asas das mariposas e borboletas ostentam contribuem para a atração sexual e para afugentar predadores. É o entendimento comum entre os entomologistas.
Esses desenhos são formados de pequeninas escamas cuja função foi estudada e medida por cientistas da Tufts University, de Medford, Massachusetts (EUA). Eles mostraram que as escamas refletem ou absorvem a luz solar e assim regulam a temperatura do corpo do inseto.
As escamas são constituídas de camadas de quitina, matéria que forma o esqueleto do inseto. As medições revelam que pequenas variações na espessura das camadas podem acarretar grandes efeitos na quantidade de energia solar absorvida.
Óptica
As camadas alternadas de ar e de quitina das escamas prestaram-se a exame mais fino da óptica das escamas. Mostrou-se que uma borboleta iridescente, a Papilio palinurus, absorve muito mais luz que outra borboleta iridescente, a Urania fulgans, embora as camadas de quitina da primeira sejam apenas um centésimo de micrometro mais finas. Os especialistas explicam fisicamente esse fato.
Não é nova a idéia de que a iridescência exerça papel termorregulador, pois todos sabem que as cores das asas das borboletas e mariposas são importantes termorreguladores. Mas a novidade do estudo da Tufts é a sugestão de que o efeito é alcançado por interferência óptica e não pela pigmentação. Nem todos os pesquisadores, porém, concordam com essa afirmação.
Planeja-se agora conduzir esses testes diretamente em borboletas, com o objetivo de aprofundar o estudo da iridescência em regiões da asa que afetam a temperatura do corpo, usando borboletas de outros ambientes.
Se a cor das asas pode ser diretamente obtida por pigmentação ou por interferência da luz sobre os componentes do objeto, isso deverá ser esclarecido pela continuação dos estudos.

Texto Anterior: Telescópio do terceiro milênio vai mostrar matéria invisível
Próximo Texto: Por que as grávidas enjoam?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.