São Paulo, domingo, 21 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

1 No caminho de Marte

Em dezembro de 1996, a sonda norte-americana Mars Pathfinder (Descobridor de Caminho de Marte) parte para uma viagem de oito meses até Marte.
Ela deve liberar um módulo de pouso estacionário e um robô, que devem pousar de pára-quedas na superfície do planeta vermelho em julho de 1997.
O robô de seis rodas, chamado Sejourner, irá explorar as áreas vizinhas ao módulo de pouso.
Um mês antes deverá ter partido o Mars Global Surveyor (Agrimensor Global de Marte), um orbitador marciano norte-americano.
Entre novembro e dezembro deve partir a sonda russa Mars 96. Ela deve contar com orbitador e módulo de pouso e está programada para colocar um satélite ao redor do planeta.
Quatro módulos de pouso da Mars 96 deverão alcançar a superfície de Marte em setembro de 1997. Os veículos de pouso possuem dois penetradores que irão estudar o solo.
Em agosto de 1998, os japoneses entram na corrida marciana: lançam uma nave que vai estudar as vizinhanças do planeta vermelho.
O orbitador -objeto espacial que fica em torno de outro- será a primeira sonda japonesa a alcançar outro planeta.
Também em 1998, os norte-americanos continuam sua exploração do vizinho da Terra. Em dezembro desse ano será lançado o Mars Surveyor 98 Orbiter (Orbitador Agrimensor de Marte 98).
A nave vai estudar o planeta a partir de uma órbita polar por quase dois anos, empregando uma grande variedade de sofisticados instrumentos.
No ano seguinte, parte o Mars Surveyor Lander (Aterrisador Agrimensor de Marte). Módulo de pouso, companheiro do orbitador do pólo Sul de Marte, vai pesquisar o clima e o solo marcianos.
Ele estará equipado com equipamento meteorológico para estudar o tempo marciano.
Entre os anos de 2001 e 2005 os norte-americanos ainda devem lançar mais três sondas em direção ao planeta.

Texto Anterior: Próxima parada, Marte
Próximo Texto: 2 Encontro com Saturno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.