São Paulo, domingo, 21 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gertrude e Picasso

A Bienal trará Picasso. Picasso lembra Gertrude Stein (no dia 27 faz 50 anos da sua morte), de quem ele pintou o talvez mais célebre retrato do século. Em 1905, em Paris, o irmão de Gertrude, Leo Stein, comprou, contra a vontade dela, o quadro "Menina com Cesta de Flores", do então desconhecido pintor Pablo Picasso.
Gertrude considerava as longas pernas e os pés grandes da menina repulsivos (o marchant Sagot chegou a sugerir que se cortasse fora as pernas e os pés das meninas). Dias depois, os irmãos americanos foram ao estúdio do pintor espanhol, em Montmartre, e ele passou a frequentar as famosas tertúlias que Gertrude Stein promovia nas noites de sábado, na casa da escritora, na rue de Fleurus.
Ainda em 1905, Picasso iniciou o retrato de Gertrude Stein. Ela conta que posou para ele oito vezes durante o inverno. No final, Picasso disse que não podia mais olhar para ela, foi para a Espanha e pintou a cabeça sem revê-la. "Eu fiquei e ainda estou satisfeita com o meu retrato, para mim, sou eu, e é a única reprodução minha que é sempre eu, para mim", escreveu Gertrude, em 1938.

Texto Anterior: Bienal em vídeo e na Internet
Próximo Texto: A vez dos jovens
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.