São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil ocupa posição intermediária na AL

DANIELA FALCÃO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os países da América Latina em que há maior igualdade política entre homens e mulheres estão no Caribe e América Central.
O Brasil ocupa uma posição intermediária. Argentina, Uruguai e Paraguai são os mais desiguais.
As mulheres de Antígua, das Bahamas e de São Vicente e Granadinas (todas ilhas do Caribe pertencentes ao Commonwealth) são as que conseguiram ocupar maior espaço na política até 1995.
Nas Bahamas, 36% dos cargos políticos são ocupados por mulheres. Em Antígua, elas são 30% do governo.
Nesses países, as mulheres conseguem maior igualdade nos cargos subministeriais: 38,3% nas Bahamas, 47,4% em Antígua e 50% em São Vicente e Granadinas.
Participação baixa
No Brasil, as mulheres ocupam 13,1% do total de cargos governamentais.
Nos ministérios, a participação feminina cai para 3,6%, índice semelhante ao de países como Venezuela, Cuba e Indonésia.
Dados da União Interparlamentar -organismo ligado à ONU- revelam que, dos 39.600 parlamentares de todo o mundo, só 3.636 são mulheres.
No Relatório de Desenvolvimento Humano Mundial publicado em 1996 pelas Nações Unidas, o Brasil ficou em 56º lugar entre os países com maior igualdade entre homens e mulheres.
Em áreas como educação e saúde, as mulheres brasileiras estão em pé de igualdade com os homens, mas perdem feio quando entra em jogo o espaço que têm na política e na economia.
Cargos técnicos
Enquanto os homens abocanham 71,4% do total de rendimentos do país, as mulheres ficam com os 28,6% restantes.
A desigualdade torna-se ainda mais clara quando se analisa a distribuição de cargos: os homens brasileiros ocupam 82,7% dos cargos de administração e gestão, enquanto as mulheres dominam os cargos técnicos: 57,2%.

Texto Anterior: Mulheres na política
Próximo Texto: Projeto impõe cota para outras eleições
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.