São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Motorista promete ignorar proibição

Ele diz que precisa do carro para trabalhar

DA REPORTAGEM LOCAL

O administrador Jair Vieira Leal promete sair com o carro mesmo nos dias em que seu final de placa estiver vetado pelo rodízio. Ele diz que precisa do veículo para visitar clientes.
Leal é presidente da Associação dos Proprietários de Veículos Automotores do Estado de São Paulo, com 2.600 associados, e se opõe à forma como foi criada a operação.
"Vou sair com meu carro sem medo de levar multa. Estarei exercendo minha cidadania e não há o que temer", declara.
Leal diz que, se for autuado, vai recorrer. "Argumentos não me faltam para ganhar na Justiça", acredita.
O administrador vai afirmar, em uma eventual ação, que o Estado não tem poder para criar leis sobre trânsito -que, em sua opinião, seria o caso do rodízio.
Leal entrou com um mandado de segurança contra o rodízio em nome da associação. O Tribunal de Justiça rejeitou o pedido de liminar, que provisoriamente lhe permitiria driblar a operação.
"Uma coisa é conseguir uma decisão favorável antes, quando toda a operação está em jogo. Muito mais fácil é obter, depois, um cancelamento da multa."
Jair Leal é um dos organizadores da charreata (passeata de charretes) contra o rodízio que fracassou no dia 17 de junho. Ele promete voltar à carga no dia 5 de agosto.
"Pretendemos reunir novamente as 30 charretes e dez cavalos, mas desta vez vamos sair mesmo sem apoio do policiamento de trânsito", ameaça.
A idéia é partir do Campo de Marte (zona norte) passar pelas avenidas Ipiranga, São Luís, Brigadeiro Luís Antônio, Paulista e Consolação e voltar ao ponto de partida.
O advogado Vander de Melo entrou com um mandado de segurança para ser liberado do rodízio que ainda não foi apreciado pelo Tribunal de Justiça.
Ele diz ter sido procurado por mais de dez pessoas interessadas em recorrer ao Judiciário, mas afirma que espera a decisão sobre sua ação para pegar novos casos.

Texto Anterior: Motorista pede placa para driblar rodízio
Próximo Texto: Perguntas sobre o rodízio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.