São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 1996
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Como vai funcionar a operação

DA REPORTAGEM LOCAL

O rodízio de veículos pretende tirar de circulação cerca de 20% da frota, a cada dia útil, em dez cidades da Grande São Paulo.
Dois finais de placa serão proibidos de circular a cada dia da semana durante a operação. Às segundas, estão vetados 1 e 2. Às terças, 3 e 4, e assim por diante.
Quem for flagrado circulando com carro de final proibido será multado em R$ 100 -multa que dobra na reincidência.
A lei que criou rodízio e multa foi aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo governador Mário Covas em junho.
Ela depende de um decreto que vai definir os detalhes da operação.
Pela proposta em discussão, o rodízio começa dia 5 de agosto e vai até o dia 30. Pode ser prorrogado até o final de setembro.
Há pontos que ainda geram polêmica, especialmente o relativo ao tráfego de veículos de carga.
As transportadoras querem a liberação completa. A Secretaria do Meio Ambiente, que criou o rodízio, estuda rotas especiais para veículos que apenas passem pela cidade, que não seriam multados.
Também cogita liberar alguns veículos por conta da carga transportada, como gêneros alimentícios e material hospitalar.
A fiscalização é outro ponto controverso. A secretaria quer que os marronzinhos, funcionários municipais, também multem.
O Tribunal de Justiça já deu sentença afirmando que é irregular o convênio entre Estado e município que deu a eles poder de multar.

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