São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 1996![]() |
![]() |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Como vai funcionar a operação
DA REPORTAGEM LOCAL O rodízio de veículos pretende tirar de circulação cerca de 20% da frota, a cada dia útil, em dez cidades da Grande São Paulo.Dois finais de placa serão proibidos de circular a cada dia da semana durante a operação. Às segundas, estão vetados 1 e 2. Às terças, 3 e 4, e assim por diante. Quem for flagrado circulando com carro de final proibido será multado em R$ 100 -multa que dobra na reincidência. A lei que criou rodízio e multa foi aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo governador Mário Covas em junho. Ela depende de um decreto que vai definir os detalhes da operação. Pela proposta em discussão, o rodízio começa dia 5 de agosto e vai até o dia 30. Pode ser prorrogado até o final de setembro. Há pontos que ainda geram polêmica, especialmente o relativo ao tráfego de veículos de carga. As transportadoras querem a liberação completa. A Secretaria do Meio Ambiente, que criou o rodízio, estuda rotas especiais para veículos que apenas passem pela cidade, que não seriam multados. Também cogita liberar alguns veículos por conta da carga transportada, como gêneros alimentícios e material hospitalar. A fiscalização é outro ponto controverso. A secretaria quer que os marronzinhos, funcionários municipais, também multem. O Tribunal de Justiça já deu sentença afirmando que é irregular o convênio entre Estado e município que deu a eles poder de multar. Texto Anterior: Perguntas sobre o rodízio Próximo Texto: Documentação pode demorar até 20 dias Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |