São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentação pode demorar até 20 dias

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem compra um carro, novo ou usado, pode ter de esperar até 20 dias para que o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) libere a documentação.
O assessor de marketing Carlos Bassi Neto, 28, que comprou um Chevette 1989, disse estar indignado com a burocracia do órgão.
"É a quarta vez que venho aqui para conseguir um simples documento de transferência. A desorganização é enorme."
As concessionárias também vêm enfrentando problemas com a demora para o licenciamento e emplacamento de carros novos.
"Estamos com 60 carros parados em nosso estacionamento", disse um funcionário da Morumbi Motor, no Caxingui (zona oeste).
Segundo o Sindicato dos Despachantes do Estado de São Paulo, a demora estaria relacionada à burocracia e à ineficiência administrativa do Detran.
"A atual gestão, que assumiu em janeiro de 1995, ainda não conseguiu colocar a casa em ordem. O desenvolvimento do trabalho do Detran está afetando nossa categoria", afirma Adilson Amadeo, 45, presidente do sindicato.
"Vários escritórios estão fechando por causa desse tipo de atraso. A maior parte dos despachantes arca com todos os custos e só recebe o dinheiro dos clientes quando o documento está pronto", afirma.
Na opinião do corregedor do Detran, Benedito Maciel, 63, os despachantes estariam criticando o departamento em represália ao esforço realizado pela atual administração para moralizar o órgão.
"Nós estamos desmontando uma rede de corrupção que beneficiava vários despachantes."
Para ele, os "eventuais" atrasos são consequência de uma sindicância, realizada no começo do mês, para apurar irregularidades.
"Tivemos de interromper nosso trabalho para apurar o que estava acontecendo. Se isso acarretou atrasos, foram poucos", disse.
O Sindicato dos Despachantes contesta as afirmações de Maciel. Segundo a entidade, até agora somente dois casos de corrupção foram constatados.
"Nós também somos a favor da moralização, mas não admitimos que o Detran comprometa deliberadamente nossa imagem", disse Amadeo.

Texto Anterior: Como vai funcionar a operação
Próximo Texto: Incêndio destrói 2º andar da casa de shows Scala
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.