São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 1996 |
Texto Anterior |
Índice
Coca-Cola investe na Panamco US$ 120 mi Negócio permite expansão da Spal DANIELA FERNANDES
Isso representa a entrada de cerca de US$ 120 milhões na empresa, que é uma das cinco engarrafadoras "âncoras" da Coca-Cola no mundo e atua no Brasil, México, Colômbia e Costa Rica. Esse aumento deverá ocorrer nos próximos meses. Ele é a continuação de um processo iniciado em 1995, quando a Coca-Cola já havia ampliado de 9% para 16% sua participação na Panamco, injetando US$ 75 milhões na empresa. O Brasil é hoje o terceiro maior mercado da Coca-Cola, precedido dos EUA e do México. A Spal Indústria Brasileira de Bebidas é a principal empresa coligada da Panamco, respondendo por 57% de sua receita. Os US$ 120 milhões que serão injetados na Panamco permitirão que a Spal expanda seus negócios por meio da aquisição de franquias e do desenvolvimento de bebidas. "A Panamco tem o objetivo de ampliar suas franquias no Brasil e em outros países da região. A empresa está comprando engarrafadores de menor porte no México. Esse processo de fusão é uma tendência mundial, que ocorre em vários setores. Ele permite que a Panamco otimize centros de distribuição", afirma José Ney Pereira Lanças, diretor de qualidade de negócios da Spal. O faturamento líquido da Panamco em 95 foi de US$ 1,6 bilhão contra US$ 1,3 bilhão em 94. A empresa vendeu nos quatro países onde atua 675,6 milhões de caixas de refrigerantes. Isso representa um aumento de cerca de 16% sobre as 580,4 milhões caixas em 94. Existem no Brasil 25 fabricantes de produtos da Coca-Cola. A Spal, líder no mercado, atua em São Paulo, Campinas e litoral paulista. A jornalista DANIELA FERNANDES viajou a convite da Spal Indústria Brasileira de Bebidas Texto Anterior: Lucro da Abitibi-Price sobe 15% Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |