São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 1996 |
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Lucro da Abitibi-Price sobe 15%
DA REDAÇÃO A Abitibi-Price, uma das maiores fabricantes mundiais de papel e celulose, registrou lucro líquido de US$ 113 milhões no primeiro semestre, de acordo com o balanço divulgado na semana passada.O resultado foi 15,5% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. O desempenho, no entanto, será prejudicado porque a empresa canadense terá que registrar no balanço despesa extra de US$ 28 milhões relativa à construção de duas fábricas de celulose. A empresa vinha sendo ajudada pelo mercado de papel e celulose, que tem sido marcado nos últimos anos pela alta substancial dos preços internacionais. No segundo trimestre, no entanto, a Abitibi-Price adotou a estratégia de limitar seus estoques e reduziu a média dos preços de seus produtos. Nesses últimos três meses, o lucro líquido foi de US$ 41 milhões, antes da dedução do custo das duas fábricas. Economia prevista Essas unidades termomecânicas -uma em Québec, outra em Ontário- iniciaram operação em junho e, segundo a empresa, quando estiverem operando a plena capacidade vão representar economia anual de US$ 60 milhões. A economia terá origem na menor necessidade de celulose para fabricar o papel e na dispensa de trabalhadores (há uma provisão de US$ 9 milhões para as despesas com demissões). Ron Oberlander, principal executivo e presidente do conselho de administração da Abitibi-Price, calcula que em quatro anos o investimento nas duas fábricas estará pago. Hoje, a empresa tem dez fábricas na América do Norte e vende papel de imprensa e de outros tipos para clientes no mundo todo. A alta dos preços do papel pegou a maioria dos fabricantes no contrapé. Muitos deles imaginavam que a demanda mundial não iria crescer muito e deixaram de fazer investimentos. A consequente limitação da oferta mundial e a maior procura, principalmente nos Estados Unidos, onde a economia viveu períodos de forte expansão, fizeram as cotações dispararem. Muitos dos investimentos no setor que passaram então a ser planejados só agora estão entrando em fase de maturação. Texto Anterior: Canadense negocia a compra da Inpacel Próximo Texto: Coca-Cola investe na Panamco US$ 120 mi Índice |
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