São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 1996
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Desempenho da Wal-Mart no país define a vinda de varejistas

Estrangeiros aguardam os resultados da rede americana

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Grandes grupos varejistas do exterior estão aguardando os resultados da cadeia norte-americana Wal-Mart no país antes de se decidirem pela entrada no Brasil.
A prevista corrida dessas redes ao país foi brecada em razão dos resultados da Wal-Mart, que se revelaram piores do que de outros grupos, como Carrefour e Makro.
Essas são afirmações de Louis Stern, 60, especialista em marketing e varejo, que virá ao Brasil na próxima semana, pela primeira vez, para fazer palestra sobre desafios do marketing no ano 2000.
Stern disse que grupos internacionais também acompanham o desempenho dos supermercados. Seria "ingênuo" desses grupos desprezar o potencial e a experiência dos varejistas brasileiros.
Possíveis investidores no setor também consideram que a experiência do Real é muito recente e esperam para ver o comportamento da inflação nos próximos meses.
Atuar no setor de varejo em um novo mercado, com todas as suas peculiaridades, pode significar um risco muito alto. Nesse contexto, seria um pouco prematuro para grupos como Marks & Spencer, da Inglaterra, investirem no Brasil a curto prazo.
Para ele, as mudanças observadas atualmente no setor de comércio no Brasil estão repetindo, em grandes linhas, o que ocorreu há uma década nos EUA, como a entrada de novos competidores.
Nesse contexto, ele prevê a chegada ao país, a curto prazo, de lojas especializadas, que atuam em nichos bem específicos do mercado.

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