São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vela investe US$ 300 mil no ouro

MAURICIO STYCER
ENVIADO ESPECIAL A ATLANTA

Com chances de medalhas em quatro classes, o Brasil começa hoje a disputar as primeiras regatas do iatismo, na raia de Savannah (400 km a leste de Atlanta).
A preparação para os Jogos é considerada inédita na história do iatismo brasileiro. O investimento feito nessa fase, só este ano, é estimado em US$ 300 mil pelo chefe da delegação, Reinaldo Câmara.
Em 96, a equipe fez cinco viagens ao exterior com vistas à Olimpíada -três para disputar torneios (nos EUA, Alemanha e Holanda) e duas para treinar na raia de Savannah.
A maior esperança brasileira é o velejador Robert Scheidt, atual bicampeão mundial na classe Laser. Scheidt é apontado como favorito ao ouro pelas principais publicações especializadas internacionais.
A delegação também aposta nas classes Star (com Torben Grael e Marcelo Ferreira), Tornado (Lars Grael e Kiko Pellicano) e Finn (Christoph Bergmann).
O Brasil disputará regatas nas oito classes em competição. Três classes apresentam provas nas categorias masculino e feminino, totalizando 11 disputas de medalha. O país só não participa da disputa na classe 470 feminino.
As regatas são disputadas a partir de uma marina flutuante, chamada Day Marine, que fica a cerca de 12,9 km da costa.
Alguns velejadores brasileiros chegaram a comparar as condições de ventos, correntes e de ondas da raia olímpica às de Búzios, no Rio de Janeiro, mas o chefe da delegação, Reinaldo Câmara, diz que a comparação não procede.
Além dos 14 velejadores, o Brasil trouxe para os Jogos seis técnicos e quatro pessoas de apoio.
Durante os treinos em Savannah, a equipe contou com auxílio de cinco lanchas e dois botes infláveis. Segundo Câmara, em 92 o Brasil só dispunha de um bote.

Texto Anterior: Brasil, com erros, vence o Peru
Próximo Texto: Brasil tenta se redimir do fracasso em Barcelona
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.