São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil sofre vexame contra Japão na estréia nos Jogos

MARCELO DAMATO e MÁRIO MAGALHÃES

MARCELO DAMATO; MÁRIO MAGALHÃES
ENVIADOS ESPECIAIS A MIAMI

Falha da defesa provoca o gol japonês; ataque não consegue marcar

O esforço do Japão deu resultado e o Brasil perdeu por 1 a 0 na estréia da disputa pela inédita medalha de ouro olímpica.
O gol foi marcado por Ito, aos 26min do segundo tempo, numa falha da defesa brasileira. Na semana passada, os japoneses fizeram treino secreto e seu espião observou os treinos brasileiros.
Antes do jogo, os brasileiros mostraram sua única vitória, política. Vários membros da comissão técnica, que não haviam sido credenciados de início, puderam ir ao banco de reservas.
Estavam nessa situação o médico-assistente, Joaquim da Matta, e o treinador de goleiros, Wendell.
Decepção
No campo, o Brasil decepcionou no primeiro tempo. Os erros que o técnico Zagallo tentara corrigir nos treinos permaneceram.
Juninho e Rivaldo seguraram demais a bola. Os laterais apoiaram mal, e a equipe jogou mais pela direita.
Enfim, o Brasil não ameaçou muito. O goleiro japonês Kawaguchi só teve de agir em cobranças de falta de Roberto Carlos e em bolas cruzadas.
A única chance ocorre aos 30min, num lance acidental. Flávio Conceição chutou mal, a bola sobrou para Juninho que, diante do goleiro, não conseguiu marcar.
Nem o apoio da torcida animava o Brasil. Os norte-americanos, como na NBA (liga de basquete), incentivavam o time quando atacado, gritando "defense" (defesa).
No segundo tempo, o Brasil voltou com Zé Elias e novo ânimo. Aos 3min, após três toques (Zé Elias-Rivaldo-Roberto Carlos), Bebeto ficou sozinho na frente do gol e cabeceou para fora.
Aos 13min, Bebeto avançou pela esquerda driblou três, cruzou, mas Sávio cabeceou mal.
Na defesa, Zé Elias barrava Maezono e Nakata, os meias ofensivos japoneses. Mas a reação durou pouco. Logo, começaram as vaias.
Algema
Aos 20min, quando elas eram mais fortes, um torcedor de cabelos compridos e camisa amarela entrou no campo. Foi derrubado por dois seguranças e detido por sete membros da Swat (polícia especial). Saiu algemado.
Aos 26min, saiu o gol japonês. O atacante Jo foi lançado, Aldair e Dida se chocaram, e Ito só empurrou para o gol.
Os brasileiros foram ao ataque. O goleiro Kawaguchi fez várias defesas e, aos 32min, Ronaldinho cabeceou uma bola na trave.

Texto Anterior: Zagallo se diz indignado com desfile de abertura
Próximo Texto: Desfile deixa Zagallo indignado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.