São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zagallo se diz indignado com desfile de abertura

MARCELO DAMATO
MÁRIO MAGALHÃES

MARCELO DAMATO; MÁRIO MAGALHÃES
ENVIADOS ESPECIAIS A MIAMI (EUA)

Técnico se irritou com o pouco tempo dedicado à delegação do Brasil

O técnico da seleção brasileira de futebol, Mario Jorge Lobo Zagallo, afirmou que a transmissão do desfile de abertura dos Jogos Olímpicos foi um desrespeito ao Brasil.
Ele se irritou com o tempo que a rede de TV NBC, que gerou as imagens para os EUA, dedicou à delegação brasileira.
"Menos de 15 segundos com o Brasil e Joaquim Cruz. Só com o Joaquim Cruz fizeram isso", afirmou. "Mas vão ter que engolir a gente no dia 4", finalizou, referindo-se ao desfile de encerramento.
Zagallo ignora que essas imagens foram vistas apenas nos EUA. A NBC preferiu dar destaque à delegação da Bósnia-Herzegóvina, recém-saída de uma guerra civil que praticamente arrasou o país.
Mas, no Brasil, com as imagens geradas pelas emissoras nacionais, os brasileiros tiveram destaque.
Não é a primeira vez que Zagallo dá declarações desse tipo. Às vésperas da Copa América de 1995, ele afirmou que poderia haver uma arbitragem antibrasileira, pelo fato de o Brasil não falar o idioma dominante no torneio, o espanhol.
O que se viu foi o contrário. O Brasil só eliminou a Argentina nas quartas-de-final graças a um gol irregular, validado pelo juiz peruano Alberto Tejada.
Resultados
A seleção da Argentina foi um dos destaques da rodada de abertura do torneio olímpico masculino de futebol.
Após sofrer um gol da equipe dos EUA aos 29s (marcado pelo argentino-americano Reyna), reagiu e venceu por 3 a 1. O atacante Crespo, que em agosto vai jogar com o brasileiro Amaral no Parma (Itália), foi o melhor em campo.
O outro destaque foi o público presente ao jogo (81.810), que estabeleceu o novo recorde no estádio Legion Field, em Birmingham, Alabama.
O estádio, com capacidade para 83.067 pessoas, é usado para futebol americano universitário.
No outro jogo do Grupo A, Portugal bateu a Tunísia por 2 a 0.
Pelo Grupo B, a França venceu pelo mesmo placar a Austrália, que teve um jogador expulso aos 23min do primeiro tempo. Por essa decisão, o juiz argentino Roberto Ruscio foi criticado pela imprensa dos EUA.
Em Orlando, a Espanha só furou a defesa saudita aos 34min do segundo tempo.

LIGUE Para o Folha Informações 900-0316, para saber o resultado de Brasil e Japão e dos demais jogos de futebol de ontem

Texto Anterior: Olimpílulas-1
Próximo Texto: Brasil sofre vexame contra Japão na estréia nos Jogos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.