São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAMA

É a cirurgia mais procurada pelas pacientes jovens, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O cirurgião Bernardo Fróes explica que a plástica deve ser feita em caso de necessidade, ou seja, quando o tamanho da mama estiver prejudicando a coluna ou causando problemas emocionais. "Sou contra a idéia da redução das mamas em adolescentes só por razões estéticas", diz Fróes, "mas é preciso avaliar caso a caso".
Muitas vezes, diz ele, "a menina pode ter a mama um pouco grande, mas totalmente proporcional ao corpo dela".
Também é bom lembrar que a cirurgia vai deixar uma cicatriz na parte inferior da mama, geralmente na forma de um "T" invertido. O resultado pode ser desde uma linha imperceptível até uma espécie de "cordão" vermelho e inchado, chamado quelóide. Isso vai depender da reação da pele da pessoa. É o preço da plástica, como diz Fróes.
Antes de partir para a operação, é preciso esperar até que o desenvolvimento hormonal esteja completo. Isso acontece por volta dos 15 anos, depois da primeira menstruação. "Mas, em alguns casos de hipertrofia (crescimento exagerado de um órgão) juvenil, quando as mamas crescem de repente e ficam muito pesadas e caídas, é possível operar com 12 ou 13 anos", diz o médico.
A cirurgia é feita com anestesia local e sedação, para que a pessoa durma durante a operação. É preciso passar um dia no hospital e usar um sutiã especial durante um mês. Carregar peso e fazer exercícios, só depois de dois meses. O preço da cirurgia varia de R$ 2 a R$ 5 mil.

Texto Anterior: A cada ano, 8 mil jovens mudam o visual no bisturi
Próximo Texto: NARIZ
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.