São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gregory Peck é o existencialista de punhos fortes

MARCELO REZENDE
DA REPORTAGEM LOCAL

Em um dia plenamente dedicado aos Jogos Olímpicos, o que as TVs oferecem, em sua maioria, são filmes baratos de terror ou comédias adolescentes. Nesta segunda-feira há pelo menos uma curiosa atração: "Almas em Chamas", do diretor Henry King.
Uma espécie de filme de esforço de guerra -realizado cinco anos depois do conflito ter terminado-, o filme traz a história de um comandante que tem, por obrigação, conduzir um esquadrão de aviadores à vitória.
Henry King trabalha então com a figura, clássica, do herói. Um homem que, ao menos por um momento, se mostra mais valoroso do que seus companheiros. Seu território é a plena virtude.
A maneira que King incorpora nesse homem, interpretado por Gregory Peck, um pouco de humanidade é seu achado. A todo momento ele se sente desconfortável, como se não coubesse na grandeza da tarefa.
"Almas em Chamas" não é, certamente, um filme tão memorável quanto "O Matador". Talvez se aproxime mais de outros trabalhos de King, de um certo apelo ao sentimentalismo de "As Neves do Kilimanjaro".
Mas, de toda a maneira, o filme nos conduz a um cinema, e a um personagem, que permeia a obra do diretor: o herói imaginado pelo escritor Ernest Hemingway em seus livros.
Um sujeito que combate a angústia existencial com os punhos, mais do que com as idéias. Se ele sofre, se apaixona ou deseja, faz desses mesmos estados um impulso em direção à batalha. Tudo para ele, assim como nosso herói de "Almas em Chamas", é uma simples questão de vitória.

Texto Anterior: Mau humor aguarda horário eleitoral gratuito
Próximo Texto: Bridges dão força a 'Susie'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.