São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disney prepara uma TV infantil por cabo

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DO ENVIADO ESPECIAL A ORLANDO

Entre os projetos educativos da Disney, está um novo canal de televisão para crianças, para concorrer com a Nickelodeon no mercado de televisão por cabo nos EUA.
Os planos são ambiciosos, a julgar pelo que tem dito a diretora de todas as operações de TV por cabo do grupo Disney, Geraldine Laybourn, que os expôs numa reunião que discutiu TV e criança em Washington há algumas semanas.
"Meu sonho é criar um novo mantra educacional, que faça os pais encorajarem seus filhos a assistir. É a maior, a mais impossível tarefa que eu jamais peguei."
Ela diz ainda não ter idéias específicas de programas. Mas disse que vai olhar muito o mercado de CD-ROMs e softwares recreativos-educacionais, que têm tido enorme aceitação da parte de professores, pais e crianças.
A própria Disney está aprendendo nesse campo. Seu mais recente lançamento na área, o CD-ROM de "Toy Story", apagou com folga a má impressão deixada pelo antecessor, "Lion King".
"Lion King", além de não ter funcionado bem tecnicamente, foi considerado uma bobagem do ponto de vista pedagógico.
"Toy Story" está vendendo muito bem, as crianças a partir de 3 anos o adoram, e muitos professores e pais acham que ele é um modelo de como a tecnologia pode ensinar muito sem ser chata.
Epcot
O Epcot Center, um dos três grandes parques da Disney World, está recebendo tratamento especial da direção da empresa.
Os números mostram que está caindo a média de visitantes a esse parque em relação aos demais, e, como a Disney resolveu investir em educação e cultura e o Epcot é o responsável por esse "braço" no conjunto, é natural que se ponha ênfase nele.
Entre as novas atrações do Epcot que estão sendo introduzidas ao público se destaca "Innoventions, no Mundo do Futuro".
É uma exposição renovada constantemente, com coleções de objetos do futuro a curto prazo. Lá também é possível fazer uma "excursão virtual" à basílica de São Pedro, em Roma.
Outra atração nova é o "Círculo da Vida", onde personagens de "Rei Leão" ajudam a mostrar os problemas ecológicos da Terra.
Entre abril e junho, o Epcot mostrou 12 bandeiras feitas com flores no seu festival de flores e jardins, e a reação do público foi excelente, segundo seus organizadores.
Na linha educativa, uma série de palestras sobre jardinagem, feitas por alguns dos mais famosos especialistas do setor nos EUA, foram promovidas no Epcot para os interessado, de graça.

Texto Anterior: Conglomerado consegue os melhores professores
Próximo Texto: Corpo não é esquecido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.