São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campeão do país foi carregador de tacos

ANDRÉ FRANÇOIS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Ruberlei Felizardo, o campeão brasileiro de golfe de 1995, tem 22 anos e joga golfe desde os 11.
Ingressou no esporte ajudando os jogadores a carregar suas mochilas com tacos de golfe e foi batendo na bolinha até achar que teria chances de se tornar um profissional. Nesse tempo também teve ajuda de golfistas profissionais que o deixavam jogar.
Mas foi participando de torneios promovidos para carregadores de taco que Ruberlei Felizardo ganhou notoriedade como golfista, ficando por quatro vezes consecutivas em segundo lugar.
A profissionalização chegou quando o jogador completou 18 anos de idade. A partir de então, ganhou vários campeonatos até que, em 1995, venceu o campeonato brasileiro.
Caminho nada suave
Felizardo não gosta de falar do passado, mas admite que sua luta para conseguir um espaço no mundo do golfe foi árdua.
Até vencer o campeonato brasileiro de 1995, lutou contra a falta de recursos. Mas, mesmo sem ter as condições ideais para praticar esse esporte, conseguiu conquistar o primeiro lugar na categoria.
Hoje Felizardo mora e treina no condomínio Lago Azul e considera esse campo de golfe, que fica em Araçoiaba da Serra (SP), um dos melhores do Brasil.
Agora o campeão brasileiro volta suas energias para os treinos. É que começa em outubro o torneio sul-americano de golfe, que acontece em praticamente todos os países da América do Sul.
Campeões
Jack Nicklaus, um dos maiores jogadores e milionários do golfe mundial, considera o Brasil um imenso campo de golfe, com 15 milhões de jogadores em potencial, mas ainda pouco explorado.
Golfistas como Maria Cláudia Martins, 29, que praticou vários esportes como basquete, vôlei e tênis, declara-se fiel ao golfe pelo seu grau de dificuldade, pois exige um constante aprimoramento.
"Jogo bem hoje, penso que estou dominando, no dia seguinte, 'arrasto bola' (expressão usada por golfistas quando jogam mal). Estou sempre superando meus limites, isso me fascina."
A principal vantagem do golfe consiste numa caminhada em média de 9,5 km por jogo, desfrutando de ar puro e um paisagismo exuberante.

Texto Anterior: CAMPOS NO RIO
Próximo Texto: USP vai formar novos jogadores de golfe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.