São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jatene confia em nova lei

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Adib Jatene afirmou que a lei do ressarcimento do SUS pelos planos privados de saúde, enviada pelo governo ao Congresso há três meses, vai impedir a dupla cobrança.
O projeto de lei, porém, ainda não avançou. "Nossos esforços estão voltados à CPMF", disse o secretário-executivo do ministério, José Carlos Seixas.
Jatene determinou que o ministério tente obter dos planos privados a lista de atendimento em alguns hospitais para cruzar com o que é pago pelo SUS.
Perguntado pela Folha por que isso não fora feito antes, ele disse que tem outras prioridades de fiscalização. Segundo Jatene, os bancos de sangue e as clínicas de hemodiálise têm sido tratados com prioridade.
Ele afirmou que, se a dupla cobrança existe, é "rara". Segundo Jatene, mudanças no sistema de pagamento resultaram em economia de R$ 250 milhões no ano passado.
Carlos Eduardo Ferreira, presidente da Federação Brasileira de Hospitais, disse não conhecer casos de hospitais que tenham feito a dupla cobrança.
Em assembléias da federação, porém, disse, houve a "recomendação" da cobrança "por fora". "Hospitais que dependem só do SUS ou fecham ou ficam endividados."

Texto Anterior: Saúde perde R$ 2 bi com fraudes no SUS
Próximo Texto: Sarney Filho pedirá auditoria ao TCU
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.