São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maluf desiste de abrir Minhocão à noite

DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Paulo Maluf não vai mais reabrir o Minhocão à noite. Ontem, Maluf sancionou lei aprovada em maio pela Câmara Municipal que estabelece o fechamento do elevado entre 21h30 e 6h30, de segunda a sábado, e por 24 horas aos domingos e feriados.
"O prefeito recuou devido à pressão da opinião pública", afirmou o vereador José Eduardo Cardozo (PT), autor do projeto.
Maluf havia anunciado no final do ano passado (e reiterado em abril deste ano) a intenção de permitir o tráfego noturno no elevado. Desde 1989, o Minhocão fica fechado para diminuir o ruído provocado pelos veículos.
O prefeito defendia a reabertura alegando que o ruído produzido pelos veículos embaixo do Minhocão é maior do que o causado pelos que trafegam em cima.
Moradores e entidades manifestaram-se contra a intenção do prefeito. De acordo com João Baring, professor de acústica da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP), com o Minhocão aberto, o nível de ruído sobe de 67 decibéis para 86 decibéis.
O limite admitido é de 45 decibéis, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas.
A restrição foi aprovada em maio na Câmara por 33 votos a 22. Votaram contra os 20 vereadores do PPB, partido do prefeito, e os vereadores Gabriel Ortega (PSDB) e Almir Guimarães (PDT).
Logo depois da aprovação da restrição na Câmara, Maluf havia dito que o projeto era "inócuo". "O Minhocão já não é aberto em certos horários. Trata-se da vontade de um vereador de aparecer nos jornais", disse. Ontem, o discurso foi outro. Fax enviado pela assessoria de imprensa da prefeitura, depois da sanção, dizia que "prefeito assina lei que tranquiliza moradores da região do Minhocão".
Viaduto
O prefeito Paulo Maluf entregou ontem os viadutos Comandante Taylor, com 240 metros, e Almirante Delamare, que fazem parte do Complexo Viário do Sacomã, que deve ser totalmente inaugurado em 30 de agosto.
O Complexo inclui ainda uma passagem subterrânea e outros três viadutos. Em, abril, foi entregue o primeiro deles, o viaduto das Juntas Provisórias. O custo total do complexo é de R$ 35 milhões.
Maluf assinou ontem também decreto instituindo o Projeto Sorria, que determina a construção de 100 gabinetes dentários, anexos às creches municipais. O prefeito criou ainda os Centros de Profissionalização Integrados (CPIs), que instituem cursos nas creches municipais.

Texto Anterior: Vendedor passou para o crack por falta de coca
Próximo Texto: 'Bedel' vigia funcionário municipal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.