São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Órgão foi criado em 1951

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) foi criada em 11 de julho de 1951 pelo então presidente da República, Getúlio Vargas (1882-1954).
Seu principal objetivo era assegurar a existência de pessoal especializado para atender às necessidades dos empreendimentos públicos e privados que visassem o desenvolvimento econômico-social do Brasil.
Para isso, deveria criar políticas incentivando a implantação de cursos de pós-graduação no Brasil, além de conceder bolsas no país e no exterior para o aperfeiçoamento de profissionais em áreas consideradas importantes para o desenvolvimento nacional.
Em 1952, foram concedidas as primeiras três bolsas: duas no exterior (agronomia e antropologia) e uma no Brasil (música). No ano seguinte, subiu para 79.
Em 1976, a Capes passou a fazer avaliação dos cursos de pós-graduação do país.
Hoje, a avaliação do órgão é considerada modelo pelos parceiros brasileiros no Mercosul e uma das mais completas entre as patrocinadas por órgãos públicos.
A avaliação é feita a cada dois anos por uma equipe que envolve 300 professores universitários de todo o país, que analisam cerca de 1.800 cursos de mestrado e doutorado.

Texto Anterior: Bolsa de estudo vai favorecer área carente
Próximo Texto: Titãs cancelam show único no Metropolitan; Acidentes provocam nove mortes na Bahia; Micareta começa hoje em Fortaleza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.