São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toada de boi-bumbá faz sucesso na França

ANDRÉ MUGGIATI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

Uma toada de boi-bumbá, estilo musical do Amazonas, está fazendo sucesso na França. A música "Tic Tic Tac", do grupo amazonense Carrapicho, está em segundo lugar na parada oficial de execução e vendas do país.
Segundo a embaixada da França no Brasil, a música também está em 17º lugar na parada européia.
O sucesso da banda em território estrangeiro se deveu a várias coincidências semelhantes às que fizeram o grupo Kaoma explodir com a lambada "Chorando Se Foi", no exterior, em 89.
O cantor pop francês Patrick Bruell esteve no Amazonas, em 95, participando do filme "Le Jaguar", que teve locações em Itaquatiara (AM).
Durante a viagem, Bruell conheceu os músicos de boi-bumbá e interessou-se pelo Carrapicho.
Bruell, dono da empresa Catorze Productions, assinou contrato com o grupo. E conseguiu que a BMG francesa lançasse, no início de junho, o CD "Fiesta de Boi Bumbá".
Assim como aconteceu com o Kaoma, a música "Tic Tic Tac" foi usada em um comercial do chá Leapton, na televisão francesa. Embalada pelo início do verão europeu, virou sucesso.
O CD "Fiesta de Boi Bumbá" já vendeu na França 250 mil cópias e o single "Tic Tic Tac", 300 mil, segundo o empresário do grupo, João Santana.
"Ficamos surpresos. Nós temos consciência do nosso trabalho, mas não esperávamos uma resposta tão rápida", diz Santana.
O grupo tem 15 anos de estrada e gravou sete discos. Era especializado em forró, mas ultimamente tem se dedicado às toadas de boi.
As toadas de boi-bumbá são um estilo musical vindo do Festival Folclórico de Parintins.
São uma fusão de ritmos brasileiros com instrumentos dos países andinos e muita influência indígena. O ritmo de origem folclórica ganhou arranjos pop e acabou se tornando febre no Amazonas.
O sucesso do Carrapicho levou o grupo a participar de um programa de entrevistas na TV francesa ao lado de Chico Buarque.
O disco lançado na França contém regravações de sucessos dos últimos dois CDs do Carrapicho, no Amazonas. Também tem uma regravação da axé-music "Ara Ketu Bom Demais".
Na última semana, o Carrapicho esteve descansando em Manaus, mas retornou domingo para a França, onde continua a divulgação em rádios e TVs e prepara um show.
A gravadora Atração deve lançar o disco francês no Brasil, no mês que vem. A gravadora vendeu os direitos do CD "Bumbalanço", o último do Carrapicho no Brasil, para a BMG francesa, que deverá comercializá-lo na Europa.

Texto Anterior: Os mais retirados da semana
Próximo Texto: Ritmo amazônico atrai as gravadoras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.