São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ritmo amazônico atrai as gravadoras

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS; DE PARIS

A gravadora Atração, de São Paulo, atua no mercado há cerca de quatro meses. Seu proprietário, Wilson Souto Júnior, procurava talentos de música regional no Amazonas quando se impressionou com o movimento de toadas de boi-bumbá, de Manaus.
"Eu tomei um grande susto", diz Souto Júnior. O proprietário da Atração procurou a gravadora local Amazon Records, que detinha o contrato de vários artistas.
A Amazon acabou sendo absorvida pela Atração, que hoje tem os contratos de artistas de boi-bumbá, como Arlindo Júnior e Tony Medeiros. A fama do boi-bumbá também começa a atrair as grandes gravadoras.
A Warner fechou contrato, nesta semana, com Paulinho Farias. O CD do cantor deve sair até o final do ano pela nova gravadora.
Paulinho já lançou um CD independente, este ano, e estava sem contrato. O Carrapicho também está sem contrato, no Brasil.
Seu último contrato, de três meses, foi com a gravadora Atração, de Souto Júnior, que lançou o CD Bumbalanço, último trabalho do grupo no país.
Em Paris
A música "Tic Tic Tac" estourou nas rádios francesas, virou propaganda de chá gelado na TV e liderou a vendagem de singles.
"Nosso negócio é falar da cultura amazônica. Mas existe um grande preconceito com a região Norte. Nunca tivemos oportunidade no Brasil", afirma o cantor José Maria Nunes, 40, o Zezinho, líder da banda.
Em compensação, a oportunidade no exterior surgiu quando o produtor Saidou Khalidou -que acompanhava, no ano passado, as filmagens da superprodução francesa "Le Jaguar", na Amazônia- ouviu o grupo.
A banda vende uma imagem estereotipada de exotismo tropical -um dos produtos mais vendáveis no verão europeu.
E, é claro, as duas dançarinas que fazem parte do Carrapicho -formado por sete músicos e mais dois dançarinos- se apresentam em trajes sumários.
O Carrapicho tem 16 anos de carreira e oito discos lançados no Brasil -leia-se na Amazônia. E o grupo toca toada de boi desde 1989.

Texto Anterior: Toada de boi-bumbá faz sucesso na França
Próximo Texto: Pianistas radicados no exterior trazem repertório clássico e jazz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.