São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Compaq é adequado para escritórios

ONOFRE TRINDADE; JÚNIOR PAULO ANDRÉ S. PEREZ; MÔNICA CRISTINA MARCUCCI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Baixa resolução e falta de cores prejudicam uso de produto em casa Teclado/scanner

A idéia da Compaq de juntar em um único produto um scanner em preto-e-branco com um teclado vem ao encontro da necessidade de equipamentos especificamente projetados para automação de escritórios.
Economia de espaço e agilidade de operação são os grandes benefícios do Scanner Keyboard Compaq, especialmente para quem usa computador e fax como principais ferramentas de trabalho.
O conjunto é pouco maior que um teclado convencional, com disposição de teclas semelhante. Uma tecla adicional permite o controle do scanner.
O alimentador de papel tem operação automática, e a saída do papel pode ser feita por baixo ou por cima do teclado, dependendo da posição de um guia plástico.
O equipamento permite digitalizar em branco-e-preto (tons de cinza) documentos e fotos com média resolução (200 X 400 dpi).
Operação simples
A operação do equipamento da Compaq é extremamente simples e ágil.
Para digitalizar um documento, basta inseri-lo no alimentador automático com a face impressa voltada para cima.
Com um toque na tecla extra do teclado, é possível abrir o menu do scanner e realizar outras operações, como selecionar opções de digitalização ou enviar um fax. A mesma tecla permite cancelar uma digitalização em andamento.
O software que acompanha o equipamento, o "Paperport", é de uso simples e adequado para a finalidade do produto.
O reconhecimento ótico de caracteres (OCR) deixa a desejar, mas pode ajudar na tradução de documentos datilografados para um formato legível pelo micro.
A qualidade elétrica e mecânica do equipamento é muito boa. Comprando o equipamento, o usuário também estará adquirindo um teclado de alta qualidade.
Alta velocidade
A resolução e a ausência de cores são apropriadas para o uso a que se destina o equipamento, garantindo alta velocidade de operação.
A capacidade de reprodução de tons de cinza é prejudicada pela resolução disponível, mas suficiente para a maioria das aplicações.
Os manuais que acompanham o equipamento são de boa qualidade, embora escritos em inglês.
Em particular, acompanha o equipamento um manual de uso ergonômico do sistema, que certamente deve ser lido por profissionais envolvidos com sua utilização por longos períodos de tempo.
A relação custo/benefício do equipamento é bastante favorável, se o mesmo for utilizado em um ambiente onde são necessários computador, máquina de fax e digitação de documentos.
É bom, por exemplo, para uma mesa de secretária, em que dimensões compactas e agilidade de uso são características importantes.
A ausência de cores e a resolução limitada fazem com que o equipamento testado não seja recomendável para uso doméstico ou como scanner de uso geral.
Tomada adicional
A fonte de alimentação do scanner é provida por um pequeno adaptador AC, exigindo uma tomada de energia adicional.
Esse pequeno inconveniente é compensado pelo fato de a fonte de alimentação do micro não precisar suportar mais um periférico.
Isso pode ser importante em alguns casos. Recentemente, testamos nos nossos laboratórios fontes de origem asiática com rótulos indicando potências de até 300 W que não suportaram meros 80 W!

Texto Anterior: Creative lança conjunto para vídeo
Próximo Texto: Fotos facilitam a instalação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.