São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisadores alemães isolam vírus ligado à depressão grave

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pesquisadores do Instituto Robert Koch, de Berlim (Alemanha), disseram ter isolado e reproduzido um vírus responsável pelas depressões graves.
Nos animais, o vírus Borna provoca apatia e sonolência. No ano passado, a pesquisadora Liv Bode, do Koch, havia conseguido demonstrar que o Borna também infecta o organismo humano.
Agora, Bode, com cientistas da Universidade Livre de Berlim, conseguiu cultivar o Borna em laboratório. O vírus é muito parecido com o que ataca os animais.
Os testes em laboratório mostraram que, injetados em cobaias, os vírus provocam os mesmos sintomas apresentados por cavalos, gatos, ovelhas e vacas naturalmente infectados pelo Borna.
Doentes psiquiátricos
No começo da década, os pesquisadores haviam descoberto anticorpos para o Borna em pessoas em tratamento psiquiátrico.
Quanto mais grave o estado dos doentes, maior era o número de anticorpos (proteínas que se formam em resposta à invasão do organismo por um corpo estranho).
Segundo os porta-vozes do instituto, o trabalho de Bode é um "grande passo na pesquisa de medicamentos para o tratamento das depressões endógenas ou daquelas de tipo maníaco-depressivo".
Os pesquisadores frisaram que o vírus Borna não é o responsável direto pela depressão. Bode diz que o vírus deve desempenhar um papel importante no desenvolvimento da doença, ao lado de fatores hereditários e ambientais.

Texto Anterior: Enterro reúne multidão no Líbano
Próximo Texto: Casais pedem para acolher embriões no Reino Unido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.