São Paulo, quinta-feira, 25 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aprovado órgão que vai controlar o setor

Câmara dá aval à criação da Aneel

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Por 265 votos a favor e 75 contra, a Câmara dos Deputados aprovou ontem o projeto de lei que cria a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o órgão regulador do setor. Houve cinco abstenções.
A votação de vários destaques ficou para 6 de agosto. Depois disso, vai para o Senado. A votação foi precedida de intensa negociação.
Em reunião anteontem no gabinete do ministro Raimundo Brito (Minas e Energia), o deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA) acatou reivindicação do Fórum de Secretários de Energia para descentralizar as atividades da Aneel.
Os secretários de Energia de São Paulo e da Bahia defenderam maior autonomia dos Estados no controle de seu setor elétrico.
Assim, foi incluído no substitutivo de Aleluia dispositivo que permite aos Estados criar seus próprios órgãos. Também foi incluída uma mudança na formação da diretoria da Aneel, prevendo quatro anos de mandato.
PSDB e PMDB chegaram a criar obstáculos à votação de ontem, mas reuniões com líderes dos partidos superaram as divergências.

Texto Anterior: Equipe econômica repudia taxa
Próximo Texto: Uma dura vitória
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.