São Paulo, sexta-feira, 26 de julho de 1996 |
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Bancos já podem cobrar por serviços
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA O CMN (Conselho Monetário Nacional) liberou ontem a cobrança da maioria dos serviços bancários e deu liberdade aos bancos para fixar seus horários de atendimento ao público.A partir de agora, os clientes poderão optar por receber gratuitamente um talão de cheques de 20 folhas por mês ou um cartão. Se optar pelo cartão, o cliente terá de pagar o talão de cheque. Hoje, a maioria dos bancos não cobra pelo cartão, e o primeiro talão mensal de 20 folhas é grátis. O fornecimento de um extrato mensal será grátis. Os demais poderão ser cobrados. Também continuam grátis os seguintes serviços: devolução de cheques -exceto no caso de devolução por falta de fundos-, entrega de cheques ou cópia dos mesmos até 60 dias após a liquidação. Os bancos não poderão cobrar pela manutenção de contas de poupança, contas à ordem do Poder Judiciário, contas de depósitos de ações em consignação e expedição de documentos para comprovação de liberação de garantias. O diretor de Normas do Banco Central, Alkimar Moura, disse que todos os demais serviços podem ser cobrados. "O custo desses serviços já são cobrados de maneira velada", afirmou ele. A medida aprovada ontem pelo CMN permite aos bancos cobrar tarifas pela manutenção de conta corrente, saques, depósitos, compensação de cheques, transferência de recursos e lançamentos em conta corrente. O chefe do departamento de Normas do BC, Sérgio Darci, disse que os bancos poderão cobrar até mesmo pelos saques e depósitos feitos com o cartão magnético -ou por meio de um cheque. Os clientes que já têm cartão e talão de cheque deverão receber dos bancos um comunicado para fazer sua opção de qual serviço preferem receber gratuitamente. Os bancos deverão informar com antecedência de 30 dias o valor das tarifas que serão cobradas. No primeiro dia útil de cada trimestre, eles terão de informar ao BC o valor das tarifas cobradas. O CMN também deu liberdade aos bancos para fixar seu horário de atendimento ao público, desde que o atendimento seja feito por cinco horas consecutivas e inclua o período entre 12h e 15h (horário de Brasília). O horário de atendimento poderá variar de agência para agência, inclusive quando de um mesmo banco. LEIA MAIS sobre bancos nas págs. 2-3 e 2-6 Próximo Texto: Bancos já podem cobrar por serviços Índice |
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