São Paulo, sexta-feira, 26 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha lança ranking dos produtivos

DA REDAÇÃO

A partir de hoje, a Folha passa a publicar diariamente o ranking de produtividade olímpica. Ele indica, em cada delegação, a relação entre medalhas conquistadas e número de atletas.
O quadro resultante é bastante diferente do quadro oficial de medalhas. Os EUA, por exemplo, não figuram entre os dez melhores do ranking dos produtivos.
Com essa tabela, é possível estabelecer uma comparação de desempenho das equipes sem levar em consideração a situação econômica e a população de cada país, fatores que normalmente influem no tamanho da delegação.
No entanto, os esportes que cada país disputa podem influir na produtividade. Dependendo do perfil de cada delegação, com mais ou menos esportes coletivos, o desempenho pode variar.
O futebol, por exemplo, necessita de 18 jogadores inscritos e dá ao país classificado entre os três primeiros apenas uma medalha.
Um país que tenha poucos atletas e privilegie esportes individuais pode ter melhor desempenho.

LEIA MAIS no ranking de medalhas da Olimpíada, à pág. 4-2

Texto Anterior: Zagallo denuncia Nigéria e vibra com Dida
Próximo Texto: Projeto para o futuro da natação brasileira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.