São Paulo, sexta-feira, 26 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Calor é maior inimigo dos atletas

ANDRÉ FONTENELLE
DO ENVIADO ESPECIAL A ATLANTA

O calor será o principal inimigo dos atletas a partir de hoje, no estádio Olímpico Centenário, onde começam as provas de atletismo dos Jogos de Atlanta.
Prevê-se para hoje uma máxima de 34°C na cidade, com tempo parcialmente nublado.
No meeting de atletismo que inaugurou o estádio, em maio, a temperatura na pista chegou aos 43°C.
Mesmo assim, o norte-americano Michael Johnson quebrou o recorde mundial dos 200 m rasos.
Durante o torneio de maio, pelo menos 50 atletas tiveram que receber atendimento médico por causa do calor. Também foram atendidos 500 espectadores.
O problema espantou o presidente da Federação Internacional de Atletismo, o italiano Primo Nebiolo.
"Isso pode afetar muitos atletas e influir nos resultados", afirmou Nebiolo.
Adaptação Os horários das provas olímpicas foram parcialmente adaptados para evitar o sol. Hoje, as competições da manhã vão das 8h as 12h15 (hora local); as da tarde, das 16h30 as 22h15.
Pelo mesmo motivo, a maratona masculina, inicialmente programada para a tarde do dia 4 de agosto, foi antecipada para a manhã.
O maratonista belga Vincent Rousseau desistiu de participar da prova, temendo o calor. "Temos que aprender a viver com o próprio organismo", justificou.
Ainda assim, com o horário de verão na Geórgia e o pôr-do-sol às 20h45, os atletas vão sofrer em algumas provas, como os 800 m (feminino), já a partir de hoje.
"Nossos atletas vão competir em condições muito duras", queixou-se o presidente do comitê olímpico russo, Vitali Smirnov.
Antes dos Jogos, o Comitê Olímpico Internacional pedira ao comitê organizador que aumentasse o número de abrigos para os atletas nas sedes de eventos.
O problema não assusta os brasileiros. "O calor está forte, mas em Manaus (onde a equipe disputou o Troféu Brasil, em junho) estava mais quente", disse Joaquim Cruz.
O público não escapará do calor, já que nem todos os lugares são cobertos. Mas os torcedores podem entrar com garrafas plásticas de água.

Texto Anterior: Chinês ganha medalha de ouro na competição individual geral
Próximo Texto: Dois 'dopados' são admitidos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.