São Paulo, sexta-feira, 26 de julho de 1996
Próximo Texto | Índice

NERVOSISMO NATURAL

Especulação financeira e nervosismo, não sendo sinônimos, assim mesmo são inseparáveis. Quanto maiores as chances de oscilação abrupta e ampla de um preço, maiores serão também as chances e o potencial montante dos ganhos especulativos. O problema é que não existe método científico para avaliar essas "chances". E às vezes os pregões ficam especialmente nervosos. É o que ocorre há cerca de três semanas com a Bolsa de Nova York.
No final do ano passado, no auge da euforia, inúmeros analistas previam uma trajetória irreversível de alta nos pregões norte-americanos. Desde o final deste primeiro trimestre, entretanto, esse futuro imaginário tornou-se cada vez menos provável. O fato fundamental que assustou os investidores foi o vigor da economia americana e a consequente alta dos juros de longo prazo.
Ademais, a observação de que nos últimos dois anos houve uma forte valorização das ações trouxe um certo desconforto, já que as Bolsas também têm a sua "lei da gravidade". Tudo o que sobe pode demorar para cair, mas o que sobe muito pode cair de modo igualmente exagerado, senão mesmo traumático.
Finalmente, além do receio de que a economia esteja aquecida demais e da percepção de que o mercado já subiu muito, surgiram recentemente análises setoriais mais detalhadas, que trouxeram novas dúvidas. Especula-se, por exemplo, que o entusiasmo com empresas de alta tecnologia pode ter sido exagerado. A saturação desse otimismo poderia vir a tirar fôlego da Bolsa de Valores.
Ontem, entretanto, foi justamente uma empresa de computadores, a tradicional IBM, que reanimou o mercado. Os indicadores de consumo e de venda de imóveis usados também contribuíram para um clima menos nervoso, pois revelam que a economia talvez não esteja tão aquecida. E os juros de longo prazo, nas últimas semanas, continuam relativamente estáveis em torno dos 7%.
A trajetória de Wall Street permanece bastante incerta. Mas talvez haja agora espaço para, nas próximas semanas, conviver apenas com o seu nervosismo "natural".

Próximo Texto: VELHOS PECADOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.