São Paulo, sábado, 27 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU destaca violação a direitos no Brasil

CLAUDINÊ GONÇALVES
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE GENEBRA

O Brasil foi denunciado na Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, como um dos países que mais violam os direitos humanos.
No relatório final da Comissão dos Direitos Humanos divulgado ontem, Brasil, Peru e Nigéria são os países mais citados.
Esse documento conclui a sessão anual da comissão, perante a qual o ministro da Justiça, Nelson Jobim, explicou, em março, as medidas que o governo brasileiro pretende tomar para coibir abusos dos direitos humanos.
Os 18 especialistas independentes que redigiram o relatório dizem estar "profundamente preocupados" pelos assassinatos de meninos de rua e de trabalhadores rurais sem terra promovidos por "esquadrões da morte".
Os responsáveis pelo texto apontam como causa da violência a "enorme disparidade" entre ricos e pobres no Brasil.
A ONU denuncia também "execuções sumárias e arbitrárias" cometidas pelas forças de segurança.
A Comissão de Direitos Humanos afirma que a violência atinge sobretudo as pessoas mais vulneráveis, como as populações indígenas e os dirigentes sindicais.
Mas as denúncias não param por aí. O relatório qualifica de "intoleráveis" as condições de detenção nas prisões brasileiras, devido à superpopulação e a violência da Polícia Militar.
Segundo a ONU, a tortura é uma prática "frequente", e as denúncias de maus-tratos são investigadas, mas raramente punidas.
Constata ainda a existência de "trabalho forçado" na zona rural no Brasil e considera "graves" os problemas do trabalho infantil e da prostituição de crianças.
A Comissão dos Direitos Humanos da ONU pede que as autoridades brasileiras garantam que as forças de segurança respeitem os direitos humanos em todo o Brasil.
Outro lado
O porta-voz da Presidência, Sergio Amaral, disse ontem que não iria se pronunciar sobre o relatório porque não sabia a que ano se referem os dados que possibilitaram chegar a tal conclusão nem quais foram os critérios adotados.
Para a assessoria do Itamaraty, os dados são "estranhos", uma vez que o relatório sobre as condições do Brasil na área foi bem recebido pela comissão da ONU.
Segundo a assessoria, há muitos países em condições piores do que o Brasil que não estão entre os três listados.

Texto Anterior: Secretário de Justiça negocia acordo para fazendas no Pontal
Próximo Texto: Peru e Nigéria são citados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.