São Paulo, sábado, 27 de julho de 1996
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Ruth abre campanha e defende camisinha

DANIELA FALCÃO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A primeira-dama Ruth Cardoso defendeu ontem em Brasília o uso da camisinha como meio de prevenir a Aids.
"É uma necessidade, uma questão de saúde pública", disse Ruth Cardoso durante o lançamento oficial da campanha de combate à Aids "Wear for a cure - Vista Esta Causa".
Organizada por modelos e empresários de moda do Brasil, a campanha terá os mesmos moldes da iniciativa anterior do setor -"O Câncer de Mama no Alvo da Moda"-, que arrecadou R$ 2 milhões com a venda de camisetas.
A campanha "Vista Esta Causa" será lançada também nos EUA, em outros países da América do Sul e na Europa.
No Brasil, a coordenação está a cargo da agência de modelos Elite. No exterior, a responsável é uma organização sem fins lucrativos de supermodelos dos EUA, a Dishes.
A campanha pretende arrecadar US$ 5 milhões com a venda de 800 mil camisetas em todo o país.
A camiseta -branca com a estampa da fita vermelha que simboliza a luta contra a Aids- custará R$ 18 e estará à venda em mil lojas de grife de todo o Brasil a partir do fim de agosto.
O dinheiro arrecadado será entregue ao Aidscap, programa internacional de prevenção e combate à Aids que atua em 40 países.
Segundo Maria Eugênia Fernandes, diretora do Aidscap no Brasil, a entidade fará concurso para selecionar os projetos que serão contemplados com a verba.
Claudia Schiffer
Como já havia acontecido com o câncer de mama, a campanha de combate à Aids terá como estrelas algumas das principais top models nacionais e estrangeiras.
A modelo alemã Claudia Schiffer teve de aprender três palavras em português para falar no vídeo que será veiculado nas TVs do Brasil.
Em português claro, ela diz: "Vista esta causa", tendo como fundo sonoro a música "Freedom", do cantor inglês George Michael.
Entre as modelos brasileiras, os destaques são Cláudia Liz, Isabel Fillardis, Ana Paula Arósio, Betty Lago, Giane Albertoni e Georgia Wortman.
Além dos comerciais na TV, as modelos aparecerão em anúncios nas principais revistas do país.
As modelos, fotógrafos e produtores não cobraram cachê.
Ruth Cardoso foi a primeira pessoa a comprar a camiseta.
Ela pagou com R$ 20 e se "esqueceu" de cobrar o troco de R$ 2 do empresário Carlos Miele, da M. Officer.

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