São Paulo, sábado, 27 de julho de 1996
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Telefone tenta pôr fim à fila dos vistos

Ligações substituem senha

DA REPORTAGEM LOCAL

O consulado dos Estados Unidos em São Paulo vai, a partir de 1º de agosto, marcar por telefone as entrevistas para obtenção de visto.
Hoje, o sistema funciona com senhas distribuídas na porta. Em períodos de grande procura, os interessados chegam de madrugada e formam filas para pegar a senha.
As entrevistas estão sendo marcadas para dentro de três ou quatro dias, segundo o consulado. Esse período de espera deve se manter com o novo sistema.
Pelo telefone, o interessado deve fornecer nome, data de nascimento e número do passaporte.
Havendo o candidato pedir, o consulado confirma por fax ou correio a data marcada.
O horário das entrevistas continuará o mesmo: das 8h às 10h, às segundas, terças, quintas e sextas.
O Serviço de Assistência e Informações sobre Vistos, por telefone, vai atender em português e inglês, 24 horas por dia, inclusive em fins-de-semana e feriados.
Pelo sistema, também será possível obter informação sobre vistos, pedi-las por escrito (por correio ou fax) e solicitar o envio de formulário (pelo correio).
A tarifa para outros Estados atendidos em São Paulo (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso) é mais alta.
Congestionamento
A assessoria de imprensa do consulado não soube precisar ontem quantas pessoas atenderão às ligações, mas informou que não se espera congestionamento das linhas.
Despachantes e agências de viagens vão continuar entregando seus pedidos no consulado, sem usar o telefone. Eles respondem por dois terços dos pedidos.
Segundo a assessoria, não houve tempo para implantar o sistema antes de férias e Jogos de Atlanta.

Serviço de Assistência e Informações sobre Vistos - 900-0929, para quem liga a partir do Estado de São Paulo, a R$ 1,60 o minuto; 0900-11-0929, para quem liga de outros Estados, a R$ 8 por chamada

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