São Paulo, sábado, 27 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Valinhos dá remédios de graça

DA FOLHA SUDESTE

Valinhos (95 km a noroeste de SP) é a segunda cidade do país a fornecer gratuitamente o coquetel de remédios apresentado há duas semanas no Canadá como revolucionário no tratamento da Aids.
A Prefeitura de Santos foi a primeira a fornecer o medicamento a pacientes portadores da doença por meio da rede pública.
O coquetel é uma combinação de três medicamentos. O indinavir, inibidor da protease, enzima que tem importante papel em uma fase de multiplicação do HIV, o AZT e o invirase, que são inibidores de transcripitase -enzima que age na fase inicial da doença.
Há hoje no mercado outros dois remédios que exercem a mesma função, o ritonavir e o saquinavir, que já podem ser encontrados em Campinas pelo preço de R$ 225,00 a caixa com 60 comprimidos cada.
Programa
O novo medicamento está sendo fornecido pela Prefeitura de Valinhos para dois pacientes do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids da Secretaria Municipal da Saúde.
A escolha foi feita de acordo com estado de saúde dos pacientes. O programa atende hoje 57 portadores do vírus HIV. O número corresponde a todos os portadores do vírus notificados na Secretaria de Saúde de Valinhos.
Segundo o urologista Carlos Bissoto, 41, supervisor do programa, outros quatro pacientes já estão em condições de receber o medicamento.

Texto Anterior: Doente gasta até R$ 1.600/mês
Próximo Texto: Droga atrairá novos doentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.