São Paulo, sábado, 27 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doente gasta até R$ 1.600/mês

DA REPORTAGEM LOCAL

Um paciente que começa a ser medicado com o "coquetel" de drogas ingere pelo menos 16 comprimidos por dia. Na forma mais "agressiva" do tratamento, ele passa a consumir 25 comprimidos diariamente.
Computados os exames laboratoriais mais os honorários médicos, uma pessoa com Aids vai gastar algo próximo a R$ 1.600,00 por mês com seu tratamento, informa o médico infectologista Artur Timerman.
"Eu li recentemente que vamos ter no Brasil dois tipos de pacientes de Aids: os que vão morrer e os que vão poder tomar remédio. Isso é muito cruel. Nós não podemos deixar isso acontecer", disse Timerman.
Na opinião do médico, as autoridades, ao reservar verba pública para o tratamento da Aids, devem levar em consideração que os tratamentos mais modernos, como os com coquetéis de drogas, tiram o paciente do hospital. "Com isso, alivia os custos com internação", afirmou.
Timerman também dá alfinetadas nos laboratórios que produzem as drogas para os doentes: "Não é possível que eles cobrem tão caro um remédio para doentes terminais. Todo mundo tem que ter algum lucro, mas o dos laboratórios é muito grande."

Texto Anterior: Médico censura automedicação
Próximo Texto: Valinhos dá remédios de graça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.