São Paulo, sábado, 27 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cavallo: pouco muda

ÁLVARO ANTÔNIO ZINI JÚNIOR
ESPECIAL PARA A FOLHA

Aconteceu o que todos sabiam que iria acontecer, mas não sabiam quando: Domingo Cavallo foi afastado. O substituto indicado, Roque Fernández, é um economista de boa reputação, conhecido nos círculos internacionais como mais liberal e mais ortodoxo do que Cavallo em sua filosofia econômica.
A indicação rápida de Roque Fernández para ocupar o posto de Cavallo indica que não há nenhuma intenção em alterar a política econômica do país vizinho em seus aspectos básicos.
A âncora cambial, a paridade fixa de um peso valendo um dólar, a dolarização da economia e a existência de depósitos em dólares na Argentina, nada disso deve mudar.
Daqui um ou dois meses, é provável que se altere o modo de enfocar o desemprego. A alta taxa de desemprego tornou-se o principal problema político do governo Menen.
Um problema tão grande que causou o fracasso eleitoral do partido peronista nas eleições recentes para prefeitos e vereadores.
Cavallo, que nutre ambições políticas próprias, estava incomodando aos justicialistas e ao presidente. As razões para o seu afastamento são principalmente políticas.
As alternativas para o governo portenho estimular o emprego, mantendo a âncora cambial rígida, são limitadas, mas existem.
Por exemplo, é possível adotar novos incentivos fiscais para setores ou para atividades que geram muitos empregos, como para as micro e médias empresas, a construção civil e o comércio.
A limitação das oportunidades de empregos para os cidadãos de outros países vizinhos, que hoje moram e trabalham na Argentina é outra possibilidade.
Importante é frisar que, com Domingo Cavallo, a Argentina reencontrou-se com a estabilidade dos preços e o crescimento, fatos inestimáveis. A saída do ex-ministro era esperada, embora não se soubesse quando. Por enquanto, nada de substantivo deve mudar.

Texto Anterior: Para FHC, saída 'não abala' a economia
Próximo Texto: Novo ministro reorganizou sistema bancário argentino
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.