São Paulo, domingo, 28 de julho de 1996
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CARTAS

"Tenho uma Kombi 95 a gasolina e gostaria de fazer a conversão para gás. Queria saber como fazer o serviço e se o Detran regulariza a documentação após a transformação. Queria saber também se é possível instalar um câmbio de cinco marchas no modelo."
Carlos Alberto Fonseca Rodovalho (Frutal, MG)
Resposta
Segundo o diretor da Abrafeg (que reúne fabricantes e fornecedores de gás natural), Antonio Bermudo Neto, não há uma rede de abastecimento de gás natural em Minas Gerais. Ele esclareceu que oficinas especializadas podem fazer a conversão na Kombi. Neto diz que a VW deve lançar até o final do ano modelos Gol e Kombi convertidos para gás natural.
Quanto à regulamentação, oficinas credenciadas pelo Inmetro fornecem homologação do serviço e o documento que deve ser levado ao Detran, para que o veículo seja regularizado. Segundo o preparador de motores Gilberto Perrella, é possível -mas não é viável economicamente- instalar um câmbio de cinco marchas na Kombi.

* "Comprei um Tipo. Dois dias depois o carro quebrou. Na revenda Autosole disseram que era preciso trocar a centralina, mas que não tinham a peça em estoque. Imagine comprar um carro novo, à vista, e com apenas 40 km ele já quebra. Não vou recomendar a ninguém um carro da Fiat."
Adriana Haddad Uzum (São Paulo, SP)
Resposta
Segundo a Fiat, a Autosole recebeu o carro, fez o pedido da peça à fábrica e ofereceu para a leitora um carro reserva, até a conclusão do serviço. A cliente, segundo a Fiat, recusou a proposta. A montadora diz que a revenda, assim que recebeu a peça, efetuou o serviço.

* "Tenho um Daewoo Espero DLX. Na revisão dos 1.000 km, feita na DM-Motors, o carro apresentava ruídos na suspensão e batidas na caixa de direção. Os problemas persistiram, além de outros que surgiram. Retornei mais de 12 vezes à revenda. Na revisão dos 10.000 km, além de os problemas continuarem, o carro foi entregue com uma batida na porta.
A DM-Motors afirmou que o amassado existia antes da revisão, o que não é verdade. Consultei a matriz da DM-Motors, em Barueri (SP). O atendimento ao cliente não resolveu nada. Eles provaram ter um certificado de incompetência e uma assistência técnica de baixíssima qualidade."
Gilberto Braun (São Paulo, SP)
Resposta
A Daewoo diz que contatou o cliente e agendou o atendimento para a segunda quinzena de julho.
A Folha entrou em contato com o leitor, que confirmou o contato telefônico. Mas os reparos, segundo ele, não haviam sido realizados até o último dia 23.

* "Comprei um Escort GL em novembro do ano passado, na Paulivel, que apresentou bolhas na pintura. Em maio, dois especialistas da montadora avaliaram o carro, e foi constatado que era inteiramente repintado. Entrei em contato com a Ford. Disseram que não poderiam fazer nada porque não constava o problema em seus computadores. Comprei um carro novo, que deveria ser entregue em perfeitas condições, e recebi um repintado. Fui enganado pela Ford e pela Paulivel."
Ronaldo Yamashita (Sorocaba, SP)
Resposta
A Ford esclareceu que contatou o distribuidor Paulivel e foi informada de que as tentativas de contato com o cliente não tiveram sucesso. A montadora disse ainda que a Paulivel se coloca a disposição do cliente para esclarecimentos sobre a pintura de seu veículo.

A Folha contatou o leitor e foi informada de que no último contato com a Paulivel, em maio, o gerente de serviço disse que não podia fazer nada quanto aos problemas na pintura. O leitor disse que apresentou queixa junto ao Procon e está exigindo a troca do veículo.

* "Escrevi uma carta para o caderno Veículos reclamando de um desgaste excessivo dos pneus traseiros do meu Uno ELX 94/95. Fui chamado no dia 10 de abril pela revenda Buono. Lá estava um técnico da montadora, que examinou o carro e disse que ele estava com problemas na roda traseira. Disseram ainda que não iriam cobrar pelo conserto da roda, mas não trocariam os pneus, pois eu não tinha solicitado esse serviço na revisão dos 10.000 km. Já li nesta seção que dois donos de Uno com o mesmo problema tiveram os pneus trocados pelas autorizadas, que reconheceram o defeito, diferente da Buono, que me virou as costas."
Nelio Teixeira da Silva (Cachoeira Paulista, SP)

"A Fiat informou que o carro foi analisado por seu representante técnico, quando foi verificado alinhamento traseiro fora do especificado. Segundo a montadora, a revenda fez, como cortesia, o alinhamento, mas não teve como atender a reivindicação, já que o alinhamento deve ser efetuado periodicamente pelo cliente.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou para o e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se seu problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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