São Paulo, domingo, 28 de julho de 1996
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Fiat deve fabricar só Palio e Marea a partir de 1999

ENVIADO ESPECIAL A BETIM (MG)

No ano em que completa 20 anos no Brasil, a Fiat, aproveitando o lançamento do Palio, tem como meta aumentar sua participação no mercado de 26% para 28%.
Na avaliação do diretor-superintendente da Fiat Automóveis, Giovanni Battista Razelli, 52, a montadora deverá ter apenas duas famílias de carros a partir de 99: a do Palio e a do Marea (sucessor do Tempra, que será lançado no Salão de Paris, em outubro próximo).
A seguir, trechos da entrevista.
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Folha - Em 95, a Fiat ficou em segundo lugar nas vendas de carros, com 26% do mercado, contra 34% da VW. Qual é a expectativa para 96 com o lançamento do Palio?
Giovanni Razelli - Terminar o ano com 28% de participação.
Folha - Em junho, a Fiat vendeu cerca de 14 mil Uno e 10 mil Palio. As vendas do Palio devem aumentar e as do Uno, cair?
Razelli - Acho que a tendência, fabricando Uno mais Palio, é o Uno ficar com um terço e o Palio, com dois terços (dessas 24 mil unidades), até o final do ano.
Folha - Mas o Palio, que vem para substituir o Uno, não deveria tomar seu lugar?
Razelli - Avaliamos que o Uno deve ser mais uma opção de primeiro carro. Quem procura um modelo de R$ 10 mil, terá o Uno. Quem procura um carro com segurança e modernidade por R$ 11,3 mil, terá o Palio.
Folha - A partir de 99, a Fiat deverá ter só duas linhas de montagem. Além da família Palio, qual seria a mais indicada para o Brasil, Bravo/Brava (substituta do Tipo, lançada na Itália em 95) ou Marea?
Razelli - Acho que nós precisamos mais do Marea, porque tem uma maior compensação de linha com a família do Palio.
Na família 178 (Palio), há o Palio, mas tem também o três volumes (sedã, que será importado da Argentina) e o "station-wagon" (perua, que será fabricada no Brasil junto com a picape e furgão). Bravo e Palio são modelos muito próximos.
Folha - E qual seria a capacidade de absorção do mercado brasileiro nesse segmento do Marea?
Razelli - Hoje esse segmento absorve cerca de 100 mil carros por ano. A Fiat poderia ter 35 mil.
Folha - Hoje 40% da produção da Fiat está fora da Itália. Com o Palio, a quanto deve chegar?
Razelli - No ano 2000, 1,5 milhão na Itália e 1,5 milhão fora. Fora da Itália seriam 750 mil no Mercosul. Só no Brasil seriam 500 mil.

O jornalista José Carlos Chaves, editor de Veículos, viajou a convite da Fiat

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