São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cineasta prefere fato a ficção

IGOR GIELOW
DE LONDRES

"Sou fascinado por figuras históricas, sou mais interessado em fato do que em ficção. Adoro gente como Churchill, Chaplin, Ghandi, Hemingway".
A frase resume a motivação de Richard Attenborough em realizar "In Love and War", baseado em livro escrito por Henry Villard, um dos feridos do hospital em que Hemingway ficou internado na Itália.
Para Attenborough, produtor que estreou na direção com um filme também sobre a Primeira Guerra, "Oh! What a Lovely War" (1969), a figura de Hemingway é uma das "mais fortes do século".
Ele começou sua carreira como ator em 1942. Após 14 anos fora das telas, voltou como o idealizador do "Parque dos Dinossauros" de Steven Spielberg, em 1994. Não sabe ainda se participará da sequência, "Jurassic World".
A equipe de "In Love and War" é conhecida de Attenborough. A maioria trabalhou com ele em "Terra de Sombras" (1994).
"Ghandi", cinebiografia do líder hindu lançada em 1982, permanece como maior sucesso do diretor. Ganhou oito Oscar.
Mas o principal componente da equipe de "In Love and War" é o roteirista Dimitri Villard, filho de Henry Villard (autor e personagem do livro que deu origem ao filme).
Dimitri colaborou com suas memórias pessoais e acompanhou pessoalmente a filmagem na Itália. Agora, participa da finalização do filme em Londres.
(IG)

Texto Anterior: Jovem Hemingway é retratado em filme
Próximo Texto: Para Scola, 'não basta uma câmera na mão'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.