São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra na Cinemateca reúne 14 musicais

MARIANE MORISAWA
DA REDAÇÃO

Os fãs de musicais que nunca tiveram a chance de assisti-los no cinema terão a oportunidade na mostra "All Singing, All Dancing", que a Cinemateca promove a partir de hoje.
São 14 filmes, produzidos pela MGM entre 1939 e 1953, em versão original e restaurados pelo British Film Institute. Na seleção, clássicos como "O Mágico de Oz", "O Pirata" e "A Roda da Fortuna".
"A Bela Ditadora" (Take Me Out to the Ball Game) traz Gene Kelly e Frank Sinatra como jogadores de beisebol. Kelly é um mulherengo, e Sinatra, o desajeitado que só conquista as mocinhas depois que abre a boca -para cantar.
Ninguém deve esperar um final infeliz para um musical da Metro. Eles tiveram seu auge justamente durante os períodos mais duros da vida norte-americana -da depressão dos anos 30 ao pós-guerra.
Os bailarinos só começaram a aparecer de corpo inteiro e sozinhos na tela com Fred Astaire. Formou uma das duplas mais famosas de todos os tempos, com Ginger Rogers. Dizem que não se suportavam. Eles estão em "Ciúme, Sinal de Amor" (The Barkleys of Broadway), de 1949.
Astaire trabalhou também com Cyd Charisse, "as mais belas pernas do cinema", em "A Roda da Fortuna" (The Band Wagon), de Vincente Minelli. O bailarino, diretor e coreógrafo Gene Kelly, morto recentemente, estreou no cinema em "Idílio em Dó-Re-Mi" (For Me and My Gal), em 1942, vindo da Broadway.
Kelly imprimiu uma nova marca aos musicais. Em vez do estilo elegante de Astaire, trouxe seu treinamento como atleta. Isso pode ser visto em "O Pirata" (The Pirate), de 1948, de Minelli, em que um palhaço finge ser um pirata do Caribe para conquistar o coração da mocinha (Judy Garland).
Em 1949, Gene Kelly inovou em "Um Dia em Nova York" (On the Town), no qual tirou a ação dos estúdios, levando-a às ruas da cidade. Foi sua primeira parceria com Stanley Donen. Depois, realizariam "Cantando na Chuva", o maior musical da história.
A atriz Judy Garland, uma das grandes cantoras contratadas pela MGM, estourou em "O Mágico de Oz" (The Wizard of Oz), interpretando a garota Dorothy e cantando a clássica "Over the Rainbow".
Em "Agora Seremos Felizes" (Meet Me in St. Louis), de 1944, também de Minelli, Garland faz o papel de uma das integrantes de uma típica família americana de Saint Louis, em 1904.

Mostra: All Singing, All Dancing
Onde: sala Cinemateca (r. Fradique Coutinho, 361, tel. 881-6542)
Quando: a partir de hoje até 6 de agosto
Quanto: R$ 5 (seg a qui) e R$ 6 (sex a dom)

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: "O Judeu" é o 1º premiado da HBO Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.