São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"O Judeu" é o 1º premiado da HBO Brasil

MARIANE MORISAWA
DA REDAÇÃO

O filme "O Judeu", de Jom Tob Azulay, é um dos vencedores do prêmio HBO Brasil. Os outros dois longas-metragens nacionais premiados serão anunciados hoje, às 20h30, na sala São Luiz, em São Paulo.
Cada um dos filmes receberá R$ 200 mil, sendo metade em dinheiro e metade em promoção. Os premiados terão pré-estréia na HBO e só voltarão a ser exibidos pelo canal depois de um ano. "O Judeu" será apresentado no próximo dia 1º de agosto, às 20h30.
Segundo a diretora comercial da HBO, Patrícia de Castro, houve um interesse muito grande dos produtores de cinema após a realização, pelo canal, do documentário sobre o show "Fina Estampa", de Caetano Veloso. Seguindo a linha da matriz norte-americana, que produz filmes originalmente para a TV, a HBO Brasil decidiu instituir o prêmio para estimular a cinematografia nacional.
O produtor Cláudio Kahns não teme que a exibição na TV dificulte a estréia nos cinemas, prevista para o fim de setembro. "É interessante para nós, porque torna o filme mais conhecido. Por ser um canal de TV paga, não deve tirar um grande número de espectadores do cinema. Não prejudica comercialmente; pelo contrário, gera interesse e publicidade boca a boca."
O filme, premiado no Festival de Brasília em 95, também participou dos festivais de Jerusalém, Cartagena e São Francisco, entre outros. A produção custou cerca de US$ 2 milhões e levou nove anos para ficar pronta. Enfrentou problemas financeiros, com o fim da Embrafilme e dificuldades resultantes da co-produção com Portugal.
"O Judeu" conta a história de Antônio José da Silva, poeta e dramaturgo morto pela Inquisição portuguesa. O projeto foi uma espécie de "herança" deixada a Jom Tob Azulay pelo diretor Alberto Cavalcanti. Cavalcanti, com quem Azulay trabalhou, pretendia fazer um filme sobre a obra de Antônio José da Silva.
(MM)

Texto Anterior: Mostra na Cinemateca reúne 14 musicais
Próximo Texto: Cobertura olímpica revela provincianismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.